Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Lula consegue autorização para sair da prisão e acompanhar velório do neto

Publicado em 01/03/2019 Editoria: Brasil


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu autorização da Justiça para acompanhar, nesta sexta-feira (1º) o velório de seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, que morreu nesta manhã por conta de uma meningite meningocócica.
 
Esta será a primeira vez que o ex-presidente sai temporariamente da prisão, na Polícia Federal em Curitiba, desde que foi preso.
 
De acordo com informações do Jornal Folha de São Paulo, a autorização foi concedida com base na Lei de Execução Penal, que estabelece a previsão de saída de presos para velórios e enterros de familiares, incluindo descendentes.
 
Ainda segundo apurado pelo jornal, Lula deverá se deslocar para São Paulo em aeronave do governo do Paraná, cedida a pedido da Polícia Federal, pelo governador Ratinho Júnior (PSD).
 
O velório de Arthur será no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP). A cremação do corpo está prevista para as 12h de sábado (2). Este é o mesmo local onde foi cremada a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro de 2017.
 
No pedido, os advogados de Lula se comprometeram a “não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado”, e disseram que irão informar o local da cerimônia de sepultamento “diretamente à autoridade policial”.
 
Nota da Vigília Lula Livre afirmou que o grupo não iria fazer atos em frente à PF em Curitiba, onde está o ex-presidente, para “garantir todo o respeito e condições necessárias para que, ainda hoje [sexta], Lula tenha o direito de se despedir do neto querido”, dizia trecho do texto.
 
O pedido foi conduzido pela juíza Carolina Lebbos, foi colocado em sigilo nível 4. Assim, ele só pode ser visualizado pelo juiz e alguns servidores da vara.
 
No mês passado, a PF negou autorização para que o ex-presidente saísse da prisão para ir ao enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, sob o argumento de falta de aeronaves e de risco à segurança de Lula e à ordem pública.
 
Arthur, que visitou o avô por duas vezes na sede da Polícia Federal, no ano passado, era filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia.


› FONTE: Midiamax com informações