Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Estudo diz que procura de brasileiros por destinos nacionais cresceu 133%

Publicado em 05/03/2020 Editoria: Arte e Cultura


Em tempos de dólar alto, mais coronavírus, os brasileiros estão preferindo viajar pelo Brasil, revela levantamento do Kayak, site de planejamento de viagens. Diz que a procura por destinos nacionais cresceram 133% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.
 
Segundo o estudo, assim como em 2019, São Paulo e Rio de Janeiro continuam no topo da lista dos locais mais buscados pelos brasileiros. A novidade é Recife (PE), que subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar. Já Brasília (DF) saiu da 14ª colocação para a 8ª.
 
“Nós temos observado um interesse maior pelo turismo doméstico, o que pode ser explicado por diversas variáveis. Estamos trabalhando a estruturação dos destinos, divulgação, incentivos, entre outras medidas, para que possamos tornar o nosso país um grande atrativo para os próprios brasileiros”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
 
Segundo o estudo, assim como em 2019, São Paulo e Rio de Janeiro continuam no topo da lista dos locais mais buscados pelos internautas brasileiros. A novidade é Recife (PE), que subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar. Já Brasília (DF) saiu da 14ª colocação para a 8ª.
 
A pesquisa do site mapeou também os destinos mais econômicos. Neste quesito, o Rio de Janeiro ficou em 10° lugar. Em primeiro lugar está Brasília, seguida por Curitiba. Em terceiro lugar está Campo Grande e logo atrás, São Paulo.
 
Dos destinos internacionais, Nova York, que integrava o ranking no ano passado, não aparece entre os 15 principais deste ano, e Lisboa (Portugal) surge em melhor posição (8ª). Neste caso, pesou o fator custo. Nova York foi substituída por Santiago do Chile na preferência dos brasileiros por ser uma cidade com preços mais acessíveis em relação ao Real.
 
A avaliação é de que o fato de 2020 ter muitos feriados prolongados, e os brasileiros estariam buscando viagens mais próximas e curtas, em vez de guardar o orçamento para uma viagem internacional. O calendário de 2020 tem 9 feriados nacionais, seis prolongados, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.
 
De acordo com o site de planejamento de viagens, a pesquisa finalizada no dia 18 de fevereiro deste ano se baseou na procura por voos de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil rumo a terminais do mundo inteiro. O levantamento comparou passagens buscadas em janeiro de 2020 e janeiro de 2019, para viagens em março e abril.



› FONTE: Campo Grande News