Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Leia na coluna Caldeirão Dú Carvalho - rua de acesso a lagoa será calçada

Publicado em 19/01/2020 Editoria: Cidade


Não há vaga social em CMEIs.
 
Sabe aquela história de avaliação social para conseguir vaga em creche, isso ficou no passado. Hoje a realidade é outra. Por exemplo, para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses a vaga na etapa creche é direito da criança nessa faixa etária, mas é opção da família realizar a matrícula. É dever do Poder Público garantir a oferta da Educação Infantil gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. Não há processo de avaliação social pela Politica Nacional de Educação Infantil. A vaga é um direito da criança e dever do Estado, mas não está vinculada a carência, nem ao fato dos pais trabalharem fora ou não. om base nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil os pais tem por obrigação matricular os filhos acima de 4 até 5 anos e o município precisa disponibilizar a vaga. Neste caso em Aquidauana não há deficit de vagas por conta da construção e inauguração na atual gestão de quatro novos CMEIs. Uma conquista!
 
Incentivo ao Futebol de MS
 
O Termo de Fomento nº 29.504/2020, que designa apoio financeiro de R$ 822.699 aos clubes de futebol do Estado para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2020, foi oficializado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul (Doe-MS). O governador Reinaldo Azambuja determinou para este ano acréscimo de 30% no valor do repasse, em relação aos R$ 622 mil de 2019, como forma de fomentar o resgate do futebol estadual. Com o aporte financeiro, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), auxilia os clubes futebolísticos nas despesas da competição, como taxa de arbitragem (árbitros, delegado da partida e observador de arbitragem), hospedagem e alimentação nos jogos como visitante.
 
Copa Resenha em Aquidauana
 
Com o apoio da Prefeitura de Aquidauana por meio da Fundação de Esportes/FEMA, no próximo dia 10 de fevereiro, o campo da Cohab, na Vila Santa Terezinha, vai sediar a segunda edição da Copa Resenha, um campeonato comunitário de futebol amador, com times que representarão empresas, bairros e instituições. Sob organização dos professores de educação física de Aquidauana, Diego Orsi e Victor Lellis, a 2ª Copa Resenha contará com apoio de patrocinadores locais e da equipe da FEMA, visando promover o futebol amador reunindo times de várias vilas e bairros da cidade, numa confraternização esportiva que a exemplo da 1ª edição no ano passado, promete movimentar a Santa Terezinha.
 
Ainda dá tempo!
 
Até dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Aquidauana está recebendo inscrições para o Cadastro Reserva de Professores para a Rede Municipal de Ensino de Aquidauana. O Edital/SEMED nº 01/2020 e a ficha de inscrição foram publicados na edição de nº 1350, do diário oficial do município. A ficha de cadastramento disponível no diário oficial deve ser impressa, devidamente preenchida e entregue na SEMED, até dia 21 de janeiro, das 08h às 13hs, somente de segunda a sexta-feira. Mais informações, os interessados podem procurar a SEMED ou ligar para 67 – 3240-1500.
 
Literatura
 
Lançado oficialmente em Aquidauana o livro "Mensagens da Natureza", da escritora aquidauanense Camila Queiroz. Essa é a quarta obra literária da autora. A noite cultural contou com sessão de autógrafos, declamação de poesias, boas músicas com o cantor Serpa e a presença de convidados e autoridades. A mãe da autora Marilda Queiroz feliz com mais uma obra de sua filha Camila. Estiveram prestigiando o evento o prefeito Odilon Ribeiro, a primeira-dama Maria Eliza, o poeta e escritor José Pedro Frazão, o vereador anastaciano Eduardo Carpejani e os secretários municipais Ivone Nemer (Educação), Humberto Torres (Turismo) e Plínio de Góes (Esporte).
 
Rua de acesso a Lagoa Comprida em Aquidauana será lajotada!
 
Desde o inicio de seu mandato em 2017 o atual prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) tem priorizado ações que tornaram o Parque Ecológico da Lagoa Comprida uma opção de lazer saudável e entretenimento. Um paraíso ecológico no centro da cidade de Aquidauana que tem as características do Pantanal com fauna e flora rica. Trata-se de um lugar deslumbrante que tem atraído principalmente, jovens, crianças e idosos. Pode se dizer que na realidade o parque da Lagoa Comprida se tornou um cartão postal da cidade e o point das famílias. Agora tomamos conhecimento de que tão logo seja concluído o lajotamento da rua Irmão Gingin na Vila Paraíso a rua Moisés de Albuquerque a partir da rua Giovani Toscano de Brito até ao portão do parque será calçada com lajota. Esta ação vai oferecer melhores condições de acesso ao local e ainda beneficiar os moradores. É com trabalho que se avança. Aquidauana agradece!
 
Varinha mágica e salvador da pátria é balela!
 
Depois de 3 anos promovendo uma verdadeira transformação no Município de Aquidauana o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) fechou o ano com projetos importantes consolidados para execução em 2020. As vezes alguns pessimistas de plantão usam a rede social para espalhar desconfianças e gerar duvidas, no entanto ignoram o fato de que muito foi feito nestes 1.095 dias de 2019. Falam por desconhecimento, por inércia e até por questões politicas, pois o quanto pior melhor é o combustível de alguns que sonham com o poder. Na realidade cada avanço da gestão Odilon & Selma deveria ser motivo de comemoração, pois mostra que a máquina está chegando mais próxima de resolver o problema que afeta o seu bairro. É um passo de cada vez! 
 
Fato!
 
O terreno particular, como já se diz: É PARTICULAR cabe ao dono mantê-lo limpo. Mas, é mais fácil olhar o problema, sentar em uma cadeira de fio ou se acomodar em uma rede, tomar um tereré e culpar a prefeitura. Neste viés quase sempre aparece o salvador da pátria com solução mirabolante que não prospera por ser inviável. Nem na Capital do Estado - Campo Grande - se conseguiu legalizar a aplicação de multas para quem especula abandonando terrenos sujos e tomados pelo mato. Enquanto isso cada de um de nós está cuidando de um criatório de animais peçonhentos. Será que você está fazendo a sua parte?
 
Tem trabalho?
 
Depois da "onda Bolsonaro" que elegeu dois deputados estaduais, dois deputados federais e uma senadora em Mato Grosso do Sul na eleição de 2018 eu gostaria neste momento de saber em que ações estes parlamentares contribuíram especificamente com Aquidauana e Anastácio neste 1º ano de mandato. Todos tiveram excelente votação nas duas cidades e estamos cobrando a reciprocidade no coletivo. Gostaria de, com satisfação e alegria informar aqui as conquistas destes parlamentares para as nossas cidades irmãs Aquidauana & Anastácio. Gostaria de saber também das ações do senador Nelsinho Trad em prol de Aquidauana.  Nosso contato whatts 67-9 9908 2687
 
Diminuiu a concorrência.
 
Depois da Lei de Abuso de Autoridades, fotógrafos e ou repórter fotográfico estão sendo mais valorizados.
 
Novos secretários!
 
Durante solenidade de diplomação e posse dos conselheiros tutelares para o quadriênio 2020-2024, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) aproveitou para apresentar ao público e à imprensa os novos secretários municipais que tomaram posse na Administração Municipal. Antonio Carlos da Costa Marques assume como titular da Secretaria Municipal de Finanças, em que o cargo era ocupado por Janete Belmonte dos Reis. ACM como é conhecido atuou como Secretário em outras gestões, inclusive na do ex-prefeito Felipe Orro. Na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento a nova gestora é Cláudia Franco Fernandes Souza, servidora efetiva do município, que assume o cargo antes ocupado por Ana Lúcia Guimarães Alves. Cláudia é filha da professora Eva Enilde, ex diretora proprietária do IEA em Aquidauana e também ex-secretária de Assistência Social na gestão do ex-prefeito Fauzi Suleiman. Já na Secretaria Municipal de Administração, o novo secretário empossado é o Prof. Ernandes Peixoto de Miranda, que assumiu no lugar de Euclides Nogueira Junior. Ernandes tem uma vasta folha de serviços prestados ao município de Anastácio, onde foi inclusive secretario na gestão do ex-prefeito Cláudio Valério (In memoriam). O prefeito Odilon também agradeceu aos ex-secretários municipais que deixaram os cargos, pontuando o papel importante que eles desempenharam na gestão e pela cidade de Aquidauana. "Foram bons companheiros e construíram um legado de trabalho. Obrigado a todos".
 
Conselho Tutelar de Aquidauana!
 
Estive no gabinete do prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro PSDB), oportunidade em que presenciei a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Aquidauana. Parabéns a cada um pela conquista e sucesso nesta nobre missão que é a de garantir, preservar e fazer valer o direito das nossas crianças. A cerimônia contou com a participação da vice-prefeita Selma Suleiman, vereadores de Aquidauana Gabriel Bié, Marcelo dos Santos, Cláudio Alviço, Aguinaldo da Silva e Anderson Meireles, secretários municipais e o presidente do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Aquidauana, Dr. Tiago Vedovato, além de convidados e colegas da imprensa. Conselheiros: Nadir Pereira Leonardo; Raquel Silva dos Reis Lanza; José Luiz Leite Torres; Marcos Alexandre de Góes e Sandra Aparecida Lopes.
 
Só lembrando!
 
Facebook não é vereador, secretário, prefeito, deputado, senador, presidente, MPE, Judiciário, médico ou enfermeiro e nem hospital.  Não discuto procedimento médico. Se entender ser vítima denuncie corretamente e que haja uma investigação. Se apurar culpabilidade, que seja sentenciado. Só na rede social vira politicagem, desejo de prejudicar e não de fazer justiça. 
 
Crítica destrutiva se resolve com ação construtiva.
 
O prefeito Odilon Ribeiro, acompanhado do secretário de planejamento Ronaldo Ângelo, esteve visitando a obra de drenagem na região do bairro da Serraria no entorno da UFMS Campus 2. A obra sofreu um atraso em virtude das chuvas, mas a empresa responsável, já reiniciou os trabalhos apesar de que em alguns locais ainda está minando muita água. Mostrar rua com barro depois de um temporal e fácil o difícil é informar que o trecho recebeu extensão de rede de esgoto. Tem gente que segue a vida espalhando mentiras, escondendo a verdade, principalmente nos "botecos" da cidade. Aquidauana não merece isso!
 
Falar da gestão sem rever a cidade, é chover no molhado!
 
Competência tem nome PARCERIA. Uma obra no município sempre começa pelo Poder Executivo Municipal que tem em mãos as necessidades da população e os projetos de infraestrutura. De posse deste conhecimento cabe ao prefeito fazer gestão junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, afinal nada acontece por acaso e neste quesito a gestão Odilon Ribeiro e Selma Suleiman é competente. Foram 3 anos de muito trabalho e de vitórias, o que gera desconforto aos que precisam do caos para se dar bem. Politicagem de baixo nível! O diagnóstico é o de dor de cotovelo. A prescrição, é o uso continuo de ABRA OS OLHOS. Não sou Aquidauanense de nascimento mas tenho orgulho de morar aqui. Participei ao longo dos anos de muitas decisões que contribuíram para fazer de Aquidauana uma cidade melhor. Acho que Aquidauana merece acima de tudo RESPEITO e hoje a diferença está no TRABALHO! É hora de BIS.
 
Irresponsabilidade!
 
Aquidauana é uma cidade onde pessoas não pensam duas vezes para acender uma fogueira na calçada de casa ou atear fogo no mato, ou mesmo no lixo que a própria comunidade desova em terrenos baldios. A fumaça invade as casas, contamina roupas e dificulta a respiração de crianças e idosos, além de trazer sérios prejuízos ao meio ambiente.  Recentemente boa parte do bairro da Serraria sofreu com esta situação, pois alguém ateou fogo em uma área na região e até o Corpo de Bombeiros foi acionado, pois as chamas se transformaram em ameaça para algumas casas próximas do local. É uma questão de saúde publica e de educação. Tem gente que precisa aprender a conviver em comunidade. É um crime que precisa ser combatido pelos órgãos competentes e em especial pela Policia Militar Ambiental. É um desrespeito à coletividade.
 
Será?
 
Esse negócio de transferir título de eleitor para outra cidade para ser candidato, parece que virou moda. Agora quem pretende transferir o domicílio eleitoral de Campo Grande para Sidrolândia é o ex-governador Zeca e disputar a Prefeitura.  Em alguns casos com os mais afoitos não dá certo.
 
Investimento em educação!
 
As 3 novas escolas municipais de Anastácio, concluídas na gestão do atual prefeito Nildo Alves de Albres, pela Semed Anastácio, objetivam cooperar para a garantia do direito à educação no Município. As comunidades do Jardim Independência II- Cristo Rei, do Centro e do Bairro Altos da Cidade foram beneficiadas diretamente.
 
Antonio é o novo cacique da Aldeia Limão Verde!
 
O prefeito Odilon Ribeiro Aquidauana (PSDB), juntamente com a vice Selma Suleiman (MDB) prestigiou o ato de posse do recém eleito Cacique da Aldeia Limão Verde, Antônio dos Santos. Durante o evento, a comunidade ressaltou o apoio da prefeitura no incrimento da produção na região. "Hoje a comunidade comercializa sua produção em Aquidauana e também em outras cidades. inclusive Campo Grande", enfatizou o Cacique Antonio. Na avaliação do Cacique Antonio dos Santos, com o fim da eleição, a comunidade está unida na busca por ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida do povo Terena que habita está aldeia encravada em uma região de morraria, fato que atrai turistas e visitantes. "Obrigado prefeito Odilon Ribeiro pelo compromisso de manter esta parceria com a nossa gente". Nesta aldeia no município de Aquidauana nasce o córrego João Dias.
 
Hoje transtorno, amanhã não vão sequer lembrar dela.
 
Drenagem em execução nas proximidades do Campus da UFMS - Aquidauana. Depois vem a pavimentação. É Aquidauana recebendo melhorias para se manter nos trilhos do desenvolvimento. "Essa conquista da nossa administração tem a ver com a credibilidade da nossa gestão", disse a imprensa o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) durante visita as obras.
 
Se não puder ajudar, não atrapalhe!
 
Sabe de quanto é o investimento a ser aplicado em drenagem e pavimentação no bairro Nova Aquidauana ainda este ano? Vinte milhões, oitocentos e cinquenta e cinco mil, vinte e oito reais e setenta e quatro centavos. - R$ 20.855,028,74 - A obra está sendo licitada. Na torcida do contra, o sonho é que dê zebra e que os prazos sejam estendidos na tentativa vã de manipular a comunidade. Realizar esta obra é mais do que melhorar a qualidade de vida de quem habita a região, é valorizar cada membro da comunidade por respeito a nossa cidade, até porque alguns que hoje dizem ser da oposição tiveram a oportunidade e não fizeram. Outros tentam ludibriar com o poder de uma varinha mágica que não existe. É só com trabalho que se viabiliza condições para resolver problemas que incomodam a população. Salvador da pátria é só oportunismo de quem não tem compromisso com Aquidauana. Falar é fácil, difícil é fazer!
 
Confirmado!
 
O sucesso da 1° Festa do Pequi no distrito de Camisão está centrado na união de cada morador desta localidade em torno do interesse coletivo. Neste caso a Prefeitura de Aquidauana os trata com prioridade propiciando através de parceria apoio para transformar idéias em realidade. Que venha a 2° edição deste evento realizado com sucesso.
 
Lajotando!
 
Um dos desafios que o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman enfrentaram ao assumir a gestão de Aquidauana em 2017 foi a falta de estrutura e recurso do próprio Município. Por isso, uma fábrica de lajotas foi montada no Estabelecimento Penal de Aquidauana para ajudar a suprir a demanda de pavimentação existente no município. No segundo semestre de 2018, o prefeito Odilon Ribeiro firmou um convênio com a AGEPEN e o Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), para a prefeitura instalar a fábrica de lajotas, com maquinários e materiais, dentro do presídio e os detentos trabalharem na produção, em troca da remissão de pena. Essa parceria está dando certo! Os detentos estão trabalhando, produzindo as lajotas e a gente segue na prefeitura com a parte do projeto e da estrutura para quando as lajotas chegarem prontas, seja possível executar o calçamento. O objetivo da gestão é começar e concluir, a exemplo das ruas que já foram calçadas na Vila Santa Terezinha, Dona Nenê, Jardim II e agora na vila Paraíso.
 
Alô...
 
Senhores proprietários de terrenos baldios em Aquidauana e Anastácio, é necessário cuidar da limpeza. Sua omissão prejudica e ameaça a saúde das pessoas. Animais peçonhentos proliferam graças a sua inércia. Aquidauana merece respeito.
 
Investimentos no bairro Nova Aquidauana!
 
Três projetos de pavimentação serão executados no bairro Nova Aquidauana que se assemelha a área urbana do município de Dois irmãos do Buriti. O investimento confirmado é de 20 milhões de reais. A conclusão dos projetos vai propiciar melhorias na qualidade de vida da população, valorizar os imóveis e fomentar o crescimento do bairro. Entre as ações está a pavimentação da Avenida Mato Grosso até o final do bairro e a extensão da Avenida Thimóteo Proença. Além disso, o bairro Nova Aquidauana vai ganhar mais de 16 mil metros de ruas pavimentadas. É uma ação histórica na região. Nova Aquidauana merece.
 
Simone Tebet viabiliza recurso para Aquidauana.
 
O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) e a vice-prefeita Selma Suleiman (MDB) assinaram hoje um contrato executivo importante com a Caixa Econômica Federal no GIGOV. Trata-se de repasse de recurso para execução de obra no Jardim São Francisco em Aquidauana. Uma conquista da gestão junto a senadora Simone Tebet (MDB). O contrato é para a obra de drenagem e pavimentação asfáltica do bairro São Francisco, em que serão beneficiadas as ruas dos Barbosa, dos Sousas, Miguel Lanzeloti e adjacências. Essa obra está orçada em R$ 1,5 milhão, recurso destinado via emenda parlamentar da Senadora Simone Tebet. 
 
É com trabalho que se enfrenta as Fake News! 
 
Sabe o Mercadão Municipal e o Museu de Arte Pantaneira Manoel Antonio Paes de Barros em Aquidauana? Serão reformados graças ao empenho do deputado federal Beto Pereira. O repasse de R$ 241 mil reais é destinado para a reforma do Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros e o outro de R$ 480 mil é para reforma do Mercadão Municipal de Aquidauana. O contrato executivo para execução das obras foi assinado hoje pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) e vice-prefeita Selma Suleiman (MDB) na sede da Caixa Econômica Federal com o gerente regional Paulo Cesar Neves de Matos.
 
É do contra?
 
Hoje está muito fácil saber quem são aqueles que torcem para que nada dê certo e que a administração municipal tenha falhas, independente do fato de que quem se prejudica com a situação é a população. Basta você avaliar quem curte um fato positivo que melhora a vida no coletivo, ou quem curte um fato negativo que traz transtornos para alguém em especifico. Na realidade a cada boa noticia significa que o Poder Publico está chegando mais perto de resolver o seu problema. "E eles se irritam, pois contra fatos não há argumentos
 
Engraçado...
 
Tem gente tentando inviabilizar projeto de pavimentação que vai transformar o bairro Nova Aquidauana. Na realidade é tragico isso!
 
Gastos desnecessários?
 
O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro(PSDB) desde que assumiu o mandato vem atuando com determinação no sentido de obter a aprovação de um projeto que tem por objetivo investir 17 milhões em pavimentação no bairro Nova Aquidauana, um dos mais populosos da cidade. No entanto, por estarmos vivenciando um momento pré-eleitoral, algumas pessoas tentam minimizar a conquista ou até mesmo "impedir" a execução da obra com ações inadequadas e inconsequentes. Aquidauana merece respeito! Neste momento a Prefeitura de Aquidauana está promovendo a licitação para definição da empresa que vai executar o serviço. Não podemos deixar que nada atrapalhe. Juntos somos fortes! Uma das opções de quem não tem compromisso com a cidade é de que o investimento em asfalto, drenagem, calçada e meio fio neste bairro carente de infraestrutura, é dizer que se trata de GASTOS DESNECESSÁRIOS. Você que mora no bairro Nova Aquidauana, concorda?
 
Saúde Mental!
 
O minicurso, ministrado pelo MAJOR DIÓGENES MUNHOZ (Bombeiro SP) voltado aos militares (bombeiro, PM e exército) e aos profissionais de saúde será realizado em Anastácio. As inscrições são realizadas por e-mail, enviando a ficha preenchida e assinada, para 
 
seminario.prevencao.suicidio.ms@gmail.com
 
Aquidauana reivindica cedência de imóvel!
 
Com o reordenamento e a redistribuição de estudantes da Rede Estadual de Ensino neste ano letivo de 2020, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em MS 13 escolas estaduais foram desativadas. Em Aquidauana, as escolas estaduais Luiz Mongeli e Antônio Trindade foram desativadas, tendo seus prédios fechados e os alunos designados para outras unidades escolares. Diante do fechamento das escolas, ciente da perda estrutural e patrimonial que pode ocorrer com os prédios fechados, correndo risco de depredação e furtos, o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman em diálogo com a equipe da Secretaria Municipal de Educação decidiram pedir ao Governo do Estado a cedência dos prédios para a prefeitura.
 
Wilson de Carvalho
Whatts 9 9908 2687
 
As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade do autor e não representa o pensamento deste veiculo de comunicação.