Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Cinco são flagrados usando moto e cavalo para retirada ilegal de madeira

Publicado em 17/01/2020 Editoria: Polícia


Motocicleta que era usada para arrastar madeira foi apreendida. (Fotos: Divulgação/PMA)

Motocicleta que era usada para arrastar madeira foi apreendida. (Fotos: Divulgação/PMA)

Policiais militares ambientais flagaram, nesta quinta-feira (16), cinco pessoas cometendo crime ambiental, no assentamento Santa Mônica, em Terenos, a 25 quilômetros de Campo Grande. Segundo o relato policial, estavam sendo usados cavalo e uma motocicleta para arrastar madeira derrubada de área protegida. Quatro homens foram presos e um adolescente apreendido.
 
De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), os cinco foram autuados em R$ 16 mil de multa. Denúncias chegaram à polícia informando que assentados estariam retirando madeira da reserva legal coletiva do assentamento. A fiscalização ambiental confirmou a informação e, diante disso, cinco assentados foram presos por por exploração ilegal de madeira na área de reserva legal, protegida por lei, sem autorização ambiental.
 
 
O flagrante – A PMA divulgou que, ao chegar às proximidades da área protegida coletiva do assentamento, a equipe ouviu barulho de motosserra. “Durante a caminhada até o local do barulho, havia várias árvores caídas, bem como pilhas de pranchas de madeira em meio à mata”.
Logo à frente, conforme o material divulgado, os policiais prenderam dois infratores, que estavam com a motosserra explorando a madeira. Um outro fugiu pela mata levando a motosserra.
 
“Enquanto um policial manteve vigilância nos dois presos, outros prenderam mais dois infratores, que estavam em uma motocicleta utilizada para arrastar a madeira para fora da reserva”, relatou a PMA. Além disso, conforme o relato, foi apreendido adolescente, de 17 anos. Ele estava em um cavalo arrastando 6 (seis) pranchas de dentro da mata.
 
A madeira, o veículo e o cavalo utilizados no crime foram apreendidos. Os infratores, de 21, residente em Dois Irmãos do Buriti, de 43, 37, 39, além do adolescente (17), residentes no assentamento, foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Terenos, onde foram autuados em flagrante hoje (20) pela manhã, e saíram depois de pagar fiança.
 
Responderão pelo crime e o adolescente pelo ato infracional ambiental, com pena prevista de um a um a três anos de detenção. Os infratores também foram autuados administrativamente e foram multados em um total de R$ 16.000,00. Terão prazo de defesa e podem derrubar a multa.

 


› FONTE: Campo Grande News