Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Fim de semana tem delícias e música na Festa do Pequi em Camisão

Publicado em 09/01/2020 Editoria: Cidade


O pequi dá sabor a pratos ilustres da culinária regional pantaneira, como, por exemplo, o arroz com pequi, a conserva de pequi, galinhada com pequi, carne seca com pequi.
 
Vem aí uma festa para celebrar o sabor e o cheiro marcante do pequi. No final de semana, dias 11 e 12, sábado e domingo, Aquidauana vai sediar a 1ª Festa do Pequi do distrito de Camisão. O fruto típico do cerrado, cujo nome vem do Tupi e significa “pele espinhenta”, vai ganhar destaque e ser comercializado na culinária local dando ainda mais sabor aos pratos pantaneiros.
 
Arroz com pequi, frango caipira com pequi, peixe com pequi, carne com pequi, licor e conserva de pequi são algumas das delícias a serem comercializadas na Festa do Pequi de Camisão. No sábado (11) a festa começa às 18 horas e no domingo (12), às 9h30min. 
 
Além da praça de alimentação, o público poderá levar as crianças para se divertirem nos brinquedos e, ainda, curtir as atrações musicais da festa: Sérgio & Ivan; Grupo Ousados; Samba Trio; Anderson & Fernandes; e Dj Maguila. Mais informações sobre a festa pelo telefone: (67) 99943-4123.
 
A Festa do Pequi é uma iniciativa do grupo de moradores “Amigos de Camisão”, sob organização de Cleomir Cristaldo e tem o apoio da Prefeitura de Aquidauana. O objetivo da festa é promover geração de renda para as famílias do distrito, por meio de um evento gastronômico e cultural, além de celebrar a tradição do plantio, colheita e comercialização do pequi.
 
“Agradecemos ao apoio do prefeito Odilon Ribeiro, que abraçou a ideia da festa para ajudar a movimentar a economia do distrito de Camisão. Essa festa é da comunidade para atrair turistas, para trazer visibilidade e renda. Estão todos convidados para prestigiar e se deliciar com a Festa do Pequi de Camisão”, convidou o organizador Cleomir.
 
Segundo Cleomir, a cultura da renda por meio do pequi no Distrito de Camisão começou há mais de 20 anos, com dois moradores de 80 anos, que inspiram e motivaram a Festa da Pequi, “os nossos amigos Sebastião da Silva (Sabiá) e Afonso. Eles criaram e sustentam suas famílias plantando e colhendo pequi na serra do Morro do Paxixi, para vender todos os dias na BR-262”. 
 
O FRUTO
 
No interior do pequi há um caroço revestido por uma polpa comestível, macia e amarela. Embaixo da polpa há uma camada de espinhos muito finos, por isso ao “roer” o pequi cozido, é preciso ter muito cuidado. Após a camada de espinhos, há uma amêndoa macia e muito saborosa. A época de produção dos frutos é de novembro a janeiro. Por isso, a festa no Distrito de Camisão será na data propicia de produção do pequi. 
 
De acordo com o manual Boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável do pequi, editado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Embrapa, um quilo de pequi tem aproximadamente 13 caroços que rendem 140 gramas de polpa e 18 gramas de amêndoas.
 
O pequi dá sabor a pratos ilustres da culinária regional pantaneira, como, por exemplo, o arroz com pequi, a conserva de pequi, galinhada com pequi, carne seca com pequi. Essa fruta ainda rende como matéria-prima para a produção de licores, sorvetes e ração para animais. 
 
A polpa do pequi tem o dobro de vitamina C de uma laranja e é rico também em vitaminas A, E e carotenóides. Tais fatores tornam o fruto um aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção às doenças associadas à visão e a amêndoa do pequi é utilizada na fabricação de um rico óleo que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e gastroprotetora.
 


› FONTE: Agecom