Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Leia na coluna Caldeirão Dú Carvalho - Time que está ganhando não se mexe

Publicado em 08/01/2020 Editoria: Cidade


Culpa da natureza?
 
Dando uma volta pela cidade, é triste, podemos observar inúmeros absurdos que tem como parâmetro a força da natureza, o período chuvoso e a falta de responsabilidade de muitos, no entanto a culpa é do Poder Publico. O mato está deslumbrante, ocupando todos os espaços, graças a inércia da própria comunidade, de donos de imóveis que fazem da especulação uma prioridade e abandonam terrenos esperando sua valorização. Empresas devidamente estabelecidas que sequer cuidam da sua calçada. O erro é coletivo! É meu, é seu, é nosso e temos falha! As vezes deixamos de pagar alguém para limpar, optando em abastecer a mesa para alimentação da família. Este filme não é novo, ele se repete todos os anos, nos últimos últimos 25 anos. Campanhas educativas, dengue, escorpiões, animais peçonhentos já não faz mais efeito, até que alguém adoeça ou sofra um ataque. Vivemos em comunidade, cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte. O terreno particular, como já se diz: É PARTICULAR cabe ao dono mantê-lo limpo. Mas, é mais fácil olhar o problema, sentar em uma cadeira de fio ou se acomodar em uma rede, tomar um tereré e culpar a prefeitura. Neste viés quase sempre aparece o salvador da pátria com solução mirabolante que não prospera por ser inviável. Enquanto isso cada de um de nós está cuidando de um criatório de animais peçonhentos. Será que você está fazendo a sua parte? A Prefeitura de Aquidauana mesmo não tendo a obrigação, mas por uma questão de saúde publica está faz o que pode, mas sem a participação do munícipe se torna uma missão difícil e improdutiva. Além do mato, pontos onde ocorre a limpeza hoje, volta a acumular sujeira no dia seguinte. E quem sujou?
 
Hoje é Dia Nacional do Fotógrafo!
 
A atividade registra momentos corriqueiros ou históricos por meio de habilidade de capturar imagens a partir da arte de combinar luz, ângulo, profundidade e enquadramento. Mais do que apenas uma reprodução do real, a fotografia ganhou complexidade estética, com expoentes reconhecidos nacional e internacionalmente por seus trabalhos. O surgimento da fotografia remonta à virada do século XVIII para o XIX. Nomes como Joseph Niepce, Henry Talbot e Louis Daguerre marcaram a história pelo esforço em obter uma reprodução de eventos sem o método da pintura. Artefatos como o uso de câmaras escuras e papeis especiais com o auxílio de cloreto de prata foram pavimentando o caminho do setor. A chegada da fotografia no Brasil ocorreu em 1940, com a apresentação do daguerrótipo. Segundo o curador, crítico e professor universitário Tadeu Chiarelli, essa nova prática ocupou o espaço de outras formas de registro, como a imagem xilográfica e em placas de metal. O nascituro desta atividade vai se confundir com o 2º Império, comandado por D. Pedro II. Apesar de completar 180 anos, o ofício de fotógrafo ainda não é regulamentado no país. Ele não se confunde, contanto, com o de repórter fotográfico, uma das atividades da profissão de jornalista, normatizada tanto na legislação geral trabalhista brasileira (a Consolidação das Leis do Trabalho) quanto em decretos específicos. Parabéns a todos que atuam nesta área.
 
Parceria gera avanço?
 
Investimentos do Governo do Estado de MS em um município não cai do céu. É uma vitória de quem trabalha com responsabilidade. Aquidauana merece e agradece cada ação do Estado no Município. Do prefeito Odilon Ribeiro não se tira o mérito da conquista. É valido ressaltar que o governador Reinaldo Azambuja que recentemente instalou em Aquidauana o comando de seu governo promovendo audiências com prefeitos da região, vereadores e deputados já assumiu compromisso de novos investimentos no Município incluindo recapeamento e pavimentação. Embora a torcida do contra esbraveje e busque defeitos, há o reconhecimento de que parceria gera avanço e Aquidauana está no trilho. É certo que em time que está ganhando não se mexe, mas o reforça! A resposta é SIM com TRABALHO!
 
Happy Hour na Casa Branca!
 
Um bom papo no final da tarde de ontem com o ex-prefeito Fauzi Suleiman, ex-vice-prefeito Vanildo Neves que foi presidente do Poder Legislativo de Aquidauana e construiu uma história de trabalho em nossa cidade e também a atual vice-prefeita Selma Suleiman (MDB). Entre tantos outros assuntos recebemos a boa noticia de que o vereador Valter Neves (PSDB) irmão de Vanildo se recupera bem do problema de saúde e está preparado para iniciar o período legislativo na Câmara de Aquidauana previsto para o mês de fevereiro. Desejamos que o restabelecimento seja pleno. 
 
Oportunidade!
 
Termina no próximo dia 10 o prazo de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado para a formação do Banco Reserva para a contratação de professores temporários que atuarão na Rede Estadual de Ensino neste ano. O edital com as regras foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 30 de dezembro. De acordo com o Edital n. 1/2019 – SAD/SED/FDT/2019, presente nas páginas 39 a 52 da Edição Extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nº 10.060, o período de inscrições foi aberto às 17h do dia 30 de dezembro de 2019, com encerramento previsto para o dia 10 de janeiro de 2020. Os interessados deverão preencher o formulário, disponível somente pela internet, diretamente no site da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems): www.fundacaofapems.org.br. 
 
Plantonistas do oportunismo!
 
Quando se aproxima uma eleição os bairros ficam repletos de salvadores da pátria sujando a sandália ou o sapato para mostrar o que ainda não foi realizado. Porém, se calam quanto aos avanços. Estavam hibernando e acordaram assustados com tudo que foi feito. Se omitiram por muitos anos. Fizeram do silêncio um fato que trouxe muitos prejuízos ao município de Aquidauana.
 
Falar em democracia...
 
É algo fácil e até muito simples, desde que se tenha um comportamento condizente com a dignidade do ser humano. Ataques covardes, rasteiros, típicos de pessoas, que se utilizam de um combustível que vem da raiva, do ódio, da intolerância e do preconceito, não merecem guarida. Deve-se condenar este tipo de atitude, afinal amanhã a vitima pode ser você! Isso não é ser oposição! Isso é rancor! Isso é um sentimento que permeia os calabouços, onde está presente o veneno da intolerância. Destilam mentiras e pregam o conflito e depois tentam se vitimizar quando há reação. A este tipo de pessoa, é importante esclarecer que a Lei do Retorno é algo assustador. Talvez, o retorno já esteja se consolidando e ainda não se percebeu a extensão do plantio, o que aumenta a gravidade do que pode vir. Vamos nos ater as questões administrativas, já vimos esse filme antes e sabemos o quanto de dor ele produz. Nunca é tarde para repensar ações e livrar Aquidauana desta áurea negativa e sombria. A discórdia evidencia o lado obscuro do ser humano! Sou a favor da democracia e contra a verborreia improdutiva e a propagação do ódio. Resumindo: Sou fã das criticas, pois elas nos mostram o melhor caminho.
 
Só esclarecendo!
 
Quando se fizer necessário encaminhar reclamações, reivindicações ou até mesmo denuncia, informo que a Prefeitura de Aquidauana disponibiliza um espaço para todos a Ouvidoria que atua como órgão de apoio estratégico, servindo como mediador na busca de soluções de conflitos, fomentando a participação da sociedade, garantindo o controle social, além do direito à cidadania e transparência dos serviços prestados. Você pode enviar denúncias, elogios, reclamações, solicitações, além de sugestões para a melhoria do serviço público prestado.
 
Aquidauana tem novo Secretário de Finanças!
 
No (DOEM) Diário Oficial do Município de Aquidauana publicado nesta terça-feira (07) o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro oficializou mais uma mudança no 1º escalão da Prefeitura de Aquidauana. JANETE BELMONTE DOS REIS deixou o cargo de Secretária Municipal de Finanças e em seu lugar assumiu ANTONIO CARLOS DA COSTA MARQUES. 
 
Restrição!
 
Em vigor desde o dia 3, a lei de abuso de autoridade já produziu mudanças no comportamento das forças policiais. A forma como os casos de prisão são divulgados à imprensa está sofrendo mudanças. Sem imagem - Na Polícia Militar, a ordem em geral é: nada de fotos nem nomes, para evitar expor os envolvidos. Indagada, a Corporação informou que já procura adotar a medida em seu dia a dia, mas diante da entrada em vigor da medida legal, reforçou a recomendação. O que pode ? - De acordo com a resposta à coluna dada pela Polícia Militar, apenas imagem de material irregular pego durante os flagrantes será divulgada. Essa prática já existe, mas não era institucionalizada, tampouco cumprida à risca. (Campo Grande News).
 
E a vila bancária?
 
O assunto do dia nesta segunda-feira (06) foi a vila Bancária. O problema está na praça abandonada por quase 10 anos. A limpeza, segundo os moradores é realizada, mas no momento a situação se agravou por conta das festividades de fim de ano e o excesso de chuva que dá vida a vegetação. Quanto ao prédio da sede da Associação de Moradores ainda há um impasse. A quem pertence o imóvel? Terei esta resposta em breve. Ressalto que realizar um serviço de qualidade e que atenda os anseios da comunidade, é certo que se faz necessário planejamento, projeto e principalmente recurso. É nesta sequência que o prefeito Odilon Ribeiro atua. Em sendo assim a noticia é alvissareira. Em curto prazo três praças em Aquidauana serão reformadas, uma delas na Vila 40, a outra na vila Santa Terezinha e a terceira? Bingo! Acertou. Vila Bancária. Pelo exemplo que tenho do resultado do trabalho desta gestão, posso dizer que: EU ACREDITO. Acredite você também que mora nos bairros citados! Não desista! Continue cobrando. A critica construtiva sempre será bem vinda. 
 
Enquanto eles falam, falam, falam...
 
A Prefeitura de Aquidauana só está esperando firmar o tempo para autorizar a continuidade da execução da pavimentação da Av. Mato Grosso do Sul no bairro Nova Aquidauana. O asfalto na pista dupla desta importante artéria para o trânsito no bairro será mais uma demonstração da eficiência da atual gestão. Deixa o &39;homê&39; trabalhar!
 
UEMS oferta 150 vagas em Aquidauana
 
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Aquidauana, oferece 150 vagas para três cursos de graduação em 2020. O ingresso dos novos acadêmicos será realizado mediante cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para os cursos de Agronomia (50), Zootecnia (50) e Engenharia Florestal (50). Os cursos serão oferecidos em período integral, com 35 vagas de ampla concorrência, 5 vagas reservadas para alunos indígenas e 10 vagas para alunos negros, que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas
 
Francis Leone assume página!
 
O radialista Francis Leone que atualmente presta serviços na FM Avenida 91,7 apresentando pela manhã um programa jornalistico, assumiu hoje em rede social ser o proprietário da página Aquidauana em Pauta News. Francis Leone que na realidade é Francis Pedro Bispo dos Santos, atua no rádio há 13 anos tendo passado por várias emissoras da cidade de Aquidauana e também trabalhou na Prefeitura de Aquidauana no mandato do atual prefeito Odilon Ribeiro. Em recente episódio polêmico, Francis Leone se viu na obrigação de corrigir um texto divulgado por conter divergências. Fui questionado quanto a esta publicação, por ter uma página desde janeiro de 2002 com nome assemelhado, por isso agradeço ao colega por assumir a propriedade da página e desejo sucesso. Na rede social Francis Pedro Bispo dos Santos (Francis Leone) escreveu: "E já que postaram, a página Aquidauana em Pauta News, é de minha propriedade, e às informações nela publicada são todas enviadas por seguidores, ou apuradas por mim que sou o dono, ou por outras pessoas que administram ela. Obs: (E quando informações denigrem ou constrange alguém em minha página, é imediatamente excluída)". (mantido ortografia original). Esclarecido os fatos, e se alguém tem algo a reclamar a respeito de publicações nesta página, que o faça direto ao proprietário. Ele alega que "quando informações denigrem ou constrangem alguém em sua página, elas são imediatamente excluídas". Por ter assumido responsabilidade sobre a página, sugiro que se apure antes as informações para depois publicar. É basilar!
 
Mudança na equipe em Aquidauana.
 
No (DOEM) Diário Oficial do Município de Aquidauana publicado nesta segunda-feira (06) consta a nomeação de dois novos secretários municipais. As mudanças foram promovidas a principio na Saúde e na Administração. 
ANA LÚCIA GUIMARÃES ALVES deixou o cargo de Secretária de Saúde e em seu lugar assumiu CLÁUDIA FRANCO FERNANDES SOUZA. EUCLIDES NOGUEIRA JUNIOR deixou o cargo de Secretário de Administração e em seu lugar assumiu o professor ERNANDES PEIXOTO DE MIRANDA..
 
Só quem trabalha, incomoda!
 
A junção de forças para inviabilizar ações da atual gestão é visível e sempre tem como origem as mesmas pessoas, mas não estou aqui para reclamar, apenas para enfatizar que do lado da gestão municipal o que vejo é trabalho. Na manhã de hoje, equipes da Secretaria de Obras desenvolveram ações no bairro Nova Aquidauana e também no Jardim Aeroporto. As máquinas utilizadas na realização do serviço foram compradas pela atual gestão para reforçar a frota da Prefeitura de Aquidauana. Contra fatos não há argumentos. Problemas existem, mas deixa o &39;homê&39; trabalhar que eles serão amenizados. Muito já foi feito e aos poucos novos resultados positivos serão consolidados.
 
Avançando!
 
No primeiro ano de sua gestão em 2017 como prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB) visitou as obras paralisadas e abandonadas do CMEI Ademir Brites (Santa Terezinha), CMEI professor Enio Cabral (Vila São Pedro), CMEI Dr. Antonio de Arruda Sampaio (Vila Pinheiro) e também o CMEI José Rodolfo Falcão (Bairro Nova Aquidauana) até então não concluído. O tempo passou as obras avançaram e hoje centenas de crianças ocupam as novas vagas que garante o aprendizado e traz tranquilidade para as famílias. As unidades de educação infantil ainda oferecem merenda de qualidade, material escolar e equipe eficiente. Entretanto é mais fácil criticar, tentando tapar o sol com peneira e ou, distorcer fatos. Vamos esconder a pavimentação da Rodovia MS 450 cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Reinaldo Azambuja no 15 de agosto de 2017 no aniversário de Aquidauana. 
Vamos distorcer os cuidados com a Lagoa Comprida. Vamos apagar da mente do Aquidauanense a passagem por Aquidauana da 25ª edição do Rally dos Sertões em 2017? Que tal esquecer que no aniversário de Aquidauana em 2017 o prefeito de Aquidauana entregou concluído o Centro Municipal de Educação Infantil José Rodolfo Falcão no bairro Nova Aquidauana. Será que as famílias do Arara Azul já esqueceram que receberam em 2017 o Titulo Definitivo de Posse conquistando a segurança de ser dono de seu próprio lar. Acredito que não! Foi um momento único na vida de muita gente. Gosto da critica construtiva e sei que Aquidauana tem nesta gestão um prefeito que determina solução, que busca plantar, que viabiliza projetos e que investe ouvindo as reivindicações. Vou resumir o que penso com uma frase: Quem trabalha, conquista! "Se fosse fácil resolver os problemas, Aquidauana não teria problemas", simples assim!
 
Wilson de Carvalho
 
 
As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade do autor e não representa o pensamento deste veiculo de comunicação.