Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vice prefeita de Aquidauana defende projeto de turismo ferroviário

Publicado em 04/11/2019 Editoria: Turismo


Projeto entregue ao Governador de MS Reinaldo Azambuja

Projeto entregue ao Governador de MS Reinaldo Azambuja

TRENZINHO CA & PIRA
Selma Suleiman - Vice prefeita de Aquidauana
 
O turismo é uma das grandes riquezas de Aquidauana. Hoje, já gera muitos resultados. Somos referência quando se trata de turismo rural, em função das pousadas situadas em nossa região pantaneira.
 
Embora na área urbana, pouco se saiba, desenvolve-se ali um turismo de alta qualidade, que tem como foco, especialmente, o mercado externo e turistas estrangeiros.
 
Apesar dos ganhos que já gera, o Turismo pode trazer muito mais resultados, pois Aquidauana é muito privilegiada. Além das fascinantes paisagens pantaneiras, temos ainda nossa região serrana, e principalmente, muita história e cultura.
São potenciais riquíssimos, pouco conhecidos e pouco desenvolvidos e que podem nos legar muita riqueza material e espiritual.
 
O sucesso e a eficiência alcançados pelo turismo na região pantaneira podem e precisam irradiar para outras áreas. E isso depende de ações articuladas entre o setor público e a iniciativa privada. Ao setor público cabem as ações estruturantes e às empresas os investimentos diretos na criação e desenvolvimento dos atrativos.
 
Entre os investimentos estruturantes que podem ser elementos dinamizadores do conjunto do turismo aquidauanense um se destaca e precisa ser transformado em objetivo por todos os que sonham com uma nova realidade para esse segmento: a criação de um atrativo que tenha como foco o turismo ferroviário.
 
Em 2009 tivemos a reativação do Trem do Pantanal e por insensibilidade política e falta de visão de futuro, ele acabou se inviabilizando. Precisamos retomar esse projeto. Não mais o Trem do Pantanal (ao menos neste momento), mas um novo produto, com um novo formato, com outro trajeto e uma nova nomenclatura.
 
 
A proposta que faço seria um passeio ligando Aquidauana à nossa região serrana: ele sairia de Aquidauana no sábado à tarde, cruzaria os distritos de Camisão e Piraputanga, iria até o distrito de Palmeiras, manobraria e retornaria ao distrito de Piraputanga. Os turistas ali pernoitariam, fazendo uso das pousadas, restaurantes e passeios e retornariam para Aquidauana no domingo à tarde.
 
A sugestão seria de nominar esse atrativo como TRENZINHO CA & PIRA: por fazer referência aos distritos de Camisão (CA) e Piraputanga (PIRA) e também à uma das mais belas músicas clássicas de Heitor Villa Lobos.
 
O turismo ferroviário tem um grande apelo em todo o mundo. Esse atrativo será o elemento fomentador de várias forças potenciais e existentes na vida de Aquidauana. Ele criará e desenvolverá uma integração entre economia, turismo, história e cultura. Não será apenas um espetáculo para os turistas, mas também um instrumento de fortalecimento do sentimento de amor dos aquidauanenses por sua cidade.
 
Isso é "desenvolvimento", no sentido mais profundo do termo.
 
Já fizemos as primeiras gestões junto ao Governo do Estado e também junto à empresa Serra Verde Express que participou da iniciativa de reativação do projeto do Trem do Pantanal e que opera o Trem Curitiba/Morretes.
 
Por enquanto um sonho ainda, mas tudo o que existe concretamente em nossa volta, até ontem eram apenas sonhos. Que sonhemos este sonho juntos e que ele se materialize gerando os resultados que tanto precisamos.