Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura promete entregar 14 em novembro já com decoração de Natal

Publicado em 27/08/2019 Editoria: Infraestrutura


A Prefeitura de Campo Grande definiu para o dia 29 de novembro a entrega total da Rua 14 de Julho, encerrando assim as obras do Reviva Centro e também já deixando a via decorada para o Natal. O prazo é três meses antes da data firmada anteriormente.
 
A informação foi publicada nesta terça-feira (27), por meio de comunicado oficial.
 
No texto, o Poder Municipal diz que a "linda decoração natalina" servirá para atrair consumidores ao local nas compras de final de ano. "A obra já é emblemática pela grandiosidade e agora também vai entrar para a história pela antecipação na entrega, já que o contrato termina mesmo só em março de 2020", diz.
 
 “A partir desse ano, o campo-grandense vai ter um local muito mais agradável para fazer suas compras de Natal, para passear, levar a família, usufruir de um espaço público muito importante, de grande valor histórico e afetivo da cidade”, afirmou a coordenadora do programa, Catiana Sabadin.
 
Através do Diário Oficial do Município, a Prefeitura abriu licitação de R$ 389 mil nesta terça-feira (27) para empresas interessadas em assumir a decoração natalina não só da 14, como da Praça Ary Coelho. 
 
Concorrência semelhante foi aberta para instalação de adereços natalinos por R$ 601 mil, mas para decorar a cidade toda.
 
Segundo o edital, o pregão eletrônico está marcado para 9 de setembro, às 9 horas, e vencerá quem apresentar o menor valor, além de atender às demais exigências do edital.
 
A Prefeitura cita que a Rua 14 de Julho, que passa por reforma, é uma “das principais vias de Campo Grande e compõe o núcleo central da cidade” e destaca-se por ter muitos estabelecimentos e grande movimentação de pessoas. Há a previsão de lâmpadas, bolas de Natal, decoração de árvores e nos portais de entrada da praça, entre outros itens natalinos.
 
OBRAS
 
De acordo com a Engepar, empreiteira responsável pela obra, cerca de 85% dos serviços já foram concluídos e já dá para ver como vai ficar o espaço. Drenagem, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e vistoria técnica já foram finalizados. Telecomunicações estão com 95% executados, seguido de rede elétrica (90%), rede de iluminação pública (90%), infraestrutura para Agetran, segurança e TI (89%); pavimentação da pista de rolamento (75%), pavimentação das calçadas (75%), mobiliário urbano (58%) e sinalização viária (10%).
 
O passo mais esperado é a retirada dos fios de energia elétrica, já que o Reviva embutiu uma série de infraestruturas, tornando-as mais modernas e com possibilidades de expansão, e implantação de novos serviços, como a rede de gás natural, por exemplo. Essa etapa está prevista para acontecer no fim de setembro, seguida da execução do paisagismo, um ponto a parte que contempla, pela primeira vez na história, uma via urbana com um projeto tão complexo que inclui árvores já adultas, com mais de cinco metros, estudadas minuciosamente para “conversar” com as características de cada quadra.
 
“Na quadra onde existem mais lojas de bebê, por exemplo, a arquiteta Maria Teresa, responsável pelo paisagismo da Rua 14 de Julho, pensou em árvores com cores alegres”, disse a consultora socioambiental do Reviva, Juliana Casadei. Ela ainda destaca que o plantio de 180 árvores ao longo da via vai proporcionar mais conforto térmico com o sombreamento, além de deixar o ambiente mais bonito.
 
Acompanhando as tendências mundiais sobre Cidade Inteligente, a Rua 14 de Julho terá fibra óptica em toda a sua extensão, com wi-fi gratuito para a população. Além disso, serão instaladas câmeras de segurança em todas as quadras.
 
O programa está sendo elogiado também pela comunidade de ciclistas de Campo Grande. Pedro Dias Garcia, do coletivo Bici nos Planos, destaca que os paraciclos que estão sendo instalados na 14 são os melhores que existem.
 
 
“O paraciclo em formato de ‘U’ invertido é melhor, é universal, pode trancar qualquer tipo de bicicleta, até mesmo a de dois lugares. Te dá mais segurança em relação a bicicleta porque você pode trancar em dois pontos e, muitas vezes, em outros bicicletários, acontece de você trancar só a roda da frente e roubarem o resto da bicicleta”, disse. O Reviva prevê a instalação de 72 paraciclos ao longo da rua.
 
Outro destaque que está agradando quem passa pelo espaço, é a adoção das ilhas de descanso, com bancos e proteção para o conforto de quem vai às compras. A nova “cara” da principal rua de comércio de Campo Grande tem o objetivo de despertar no cidadão o sentimento de pertencimento do lugar e, para isso, o Reviva vai resgatar a história da 14 através da identificação dos imóveis históricos, como o Edifício Nação ou a Casa Glória, com placas com QRCode contendo informações sobre cada parte dessa história.


› FONTE: Correio do Estado