Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governador em exercício destaca determinação no enfrentamento da crise

Publicado em 09/07/2019 Editoria: Infraestrutura


Ao cumprir agenda em Corumbá como governador em exercício, entregando pacote de obras da Sanesul nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmello Leandro, destacou a coragem a determinação do governador Reinaldo Azambuja  no enfrentamento da crise para manter os investimentos e o desenvolvimento do Estado.
 
Em discurso emocionado, pelo fato de ser corumbaense e exercer o cargo interino em sua cidade natal, o desembargador disse que o governador Reinaldo Azambuja, mesmo com todas as dificuldades financeiras e administrativas, exerce com firmeza o controle e o equilíbrio do Estado e promove o desenvolvimento em todos os municípios, com obras e programas estruturantes, “se preocupando com o bem-estar do povo sul-mato-grossense”.
 
Integraram a comitiva do governador em exercício sua esposa, Célia Márcia; o secretário especial de Gestão Política do Governo do Estado, Sérgio de Paula; a procuradora-geral do Estado, Fabiola Marchetti;  e o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior. Presentes ao ato, os prefeitos de Corumbá, Marcelo Iunes, e de Ladário, Iranil Soares; o deputado estadual Evander Vendramini, e vereadores.
 
Relação de respeito aos poderes
 
O desembargador Paschoal Leandro afirmou que se sentia gratificado e com um sentimento de felicidade não comum no mundo político pelo fato de exercer a interinidade do Executivo sendo o Judiciário o terceiro poder a cumprir a função constitucional. Ele lembrou que na década passada o Judiciário também assumiu o governo estadual em exercício, na pessoa do seu colega – e também corumbaense de Albuquerque -, Claudionor Abbs Duarte.
 
“Fiquei muito feliz quando o Reinaldo Azambuja me comunicou do seu afastamento e dessa agenda em minha cidade (onde nasceu em 1949) para inaugurar o novo sistema de abastecimento de água e esgoto da Sanesul, que impacta diretamente na nossa população”, comentou. Pascoal Leandro ressaltou a relação de respeito do Governo do Estado com os demais poderes, cuja sintonia, segundo ele, “tem por objetivo o desenvolvimento do nosso pujante Estado”.
 
Ao final da cerimônia de entrega das obras, o governador em exercício foi motivado por mais uma emoção: seu nome estava na placa inaugural, ao lado do nome do governador Reinaldo Azambuja. “Este ato representa o respeito que o nosso governo tem pelo senhor, o fazemos com muita determinação e carinho pela sua pessoa, leve isso na história do senhor”, disse o secretário especial, Sérgio de Paula, durante encontro no gabinete do prefeito Marcelo Iunes.
 
Universalização do esgoto em dez anos
 
A solenidade de entrega das obras da Sanesul ocorreu no recinto de um dos novos reservatórios de água, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O conjunto de benefícios à população corumbaense, que totalizam investimentos de R$ 60,4 milhões, incluem ampliação da capacidade de produção e duplicação da adutora de água bruta (captada do Rio Paraguai), implantação das adutoras de elevação e melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA).
 
A melhoria dos serviços, segundo o presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, soluciona definitivamente um dos maiores problemas de Corumbá: a falta de água na parte alta da cidade. Ele destacou a confiança do município e o apoio dos vereadores na renovação do contrato de concessão de água e esgoto, por mais 30 anos, e adiantou que a meta da Sanesul para os próximos dez anos é universalizar o sistema de esgotamento sanitário na cidade.
 
Os investimentos da Sanesul, incluindo todas as obras executadas no atual governo, somam mais de R$ 78 milhões, beneficiando os bairros da parte alta: Guató, Corumbella, Centro América, Popular Nova, Popular Velha, Nova Corumbá, Cristo Redentor, Monte Castelo, Nossa Senhora de Fátima e ainda o distrito de Albuquerque. Neste, a empresa de saneamento executou e entregou o moderno sistema de tratamento de osmose reserva.
 
Festival América do Sul em novembro
 
Como parte da cerimônia, o governador em exercício firmou termo de cooperação nas áreas de cultura e desporto com a prefeitura de Corumbá, que garante a realização de dois grandes eventos com a parceria do Governo do Estado: o Eco Pantanal Extremo, que reuniu atletas brasileiros e do exterior no ano passado, e o Festival América do Sul Pantanal (Fasp). O festival, conforme anunciou o prefeito Marcelo Iunes, será realizado em novembro para fomentar o turismo, em baixa temporada com o fim do período da pesca.
 


› FONTE: Subsecretaria de Comunicação (Subcom)