Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Grupo Atlântico oferece palestra de direção defensiva aos motoristas

Publicado em 01/07/2022 Editoria: Trânsito


Durante a semana o instrutor de trânsito, ex-diretor de trânsito do município de Aquidauana, Gilberto Cruz proferiu palestra de Direção Defensiva aos motoristas que prestam serviço ao grupo Atlântico em Aquidauana.  
 
A palestra de direção defensiva é importante não apenas para motoristas e motociclistas, mas também para pedestres e ciclistas. Assim, aprender sobre como realizar um trajeto seguro no trânsito pode evitar acidentes, salvar vidas e até evitar sequelas traumáticas.
 
O diretor proprietário do Atlântico que mantem 3 mercados, sendo dois em Aquidauana e 1 em Anastácio, Mauro Batista também participou da palestra ao lado dos trabalhadores de sua empresa.
 
Gilberto Cruz que também é vereador em Aquidauana contou com o apoio de Vilmar Ayala e João Fernando na condução da palestra, dando ênfase a realização de manutenção regular no veículo e aspecto quanto a manter distância do carro da frente; avaliar se está em condição física e mental para dirigir e usar todos os equipamentos de segurança. “Também é essencial que o profissional seja um condutor consciente, o que pode incusive evitar multas e prejuizos financeiros”, explicou o Sargento Cruz. 
 
Os conceitos de segurança podem propiciar aos motoristas um trajeto tranquilo, por isso se torna imprescindível manter atualizado o conhecimento sobre as leis de trânsito, obter informações sobre as condições meteorológicas e entender como o veículo funciona.  
 
Cruz adverte que o conhecimento das leis de trânsito precisa estar associado ao respeito a sinalização horizontal, vertical e semafórica. “Além de que, se faz necessário o respeito a velocidade máxima permitida e atenção com radares e possíveis interrupção do tráfego”, para não correr risco de se envolver em acidentes”, resumiu o palestrante.
 
O vereador e instrutor de transito, sargento da reserva do EB Cruz, explicou que a direção defensiva pode salvar vidas nas rodovias de Mato Grosso do Sul e do Brasil. “Agradeço a oportunidade concedida pelo empresário Mauro do Atlântico para proferir essa palestra e desejo que o trabalho diário dos motoristas que prestam serviços a empresa ocorra com tranquilidade e segurança", e encerrou dizendo que está a disposição de qualquer empresa que tenha interesse em ofertar palestra de direção defensiva aos seus trabalhadores.
 
Mauro do Atlântico destacou que a segurança dos colaboradores do Grupo Atlântico é uma prioridade, sendo assim outras pessoas também não serão afetadas pelo desempenho incorreto das suas atividades. “Bastante esclarecedora e importante para todos, essa palestra sobre Direção Defensiva”, enfatizou o empresário Mauro Batista.
 
 
Abaixo segue algumas dicas que podem ser adotadas por qualquer motorista para se praticar a direção defensiva e evitar acidentes na área urbana, estradas vicinais ou rodovias.
 
Praticar a direção defensiva diariamente é necessário para garantir a segurança de todos no trânsito.
 
Acionar os faróis sempre que houver escuridão, muita chuva ou neblina;
Guiar-se pela faixa branca na lateral da via caso a visibilidade esteja baixa;
Verificar sempre os espelhos e acompanhar as ações dos veículos ao redor;
Ligar os pisca-alerta sempre que houver paradas repentinas;
Evitar dirigir quando as condições climáticas forem desfavoráveis;
Realizar periodicamente a manutenção do veículo (conferir pneus, freios, etc);
Manter distância segura do carro à frente;
Utilizar sempre o cinto de segurança;
Evitar a direção quando o motorista estiver cansado;
Não fazer o uso de equipamentos que podem tirar atenção, como celulares;
Respeitar a velocidade permitida.