Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Voluntários realizam limpeza do rio Aquidauana e retiram uma tonelada de resíduos

Publicado em 30/06/2022 Editoria: Cidade


Pela segunda vez neste mês de junho, em que a PMA está realizando o mês do ambiente com várias atividades operacionais e de Educação Ambiental, Policiais Militares de Aquidauana participam de limpeza do rio.
 
Ontem, (29), das 7h00 às 11h30, a Polícia Militar Ambiental, a Colônia de Pescadores (Z 18) e voluntários da comunidade realizaram a 11ª edição da limpeza do rio Aquidauana, no projeto Rio Limpo.
 
Foram 11 embarcações e 37 pessoas que tralharam na limpeza e conseguiram retirar aproximadamente uma tonelada de lixo do rio, no trecho entre a foz do rio Taquarussu até a ponte de ferro na cidade de Aquidauana.
 
Nos resíduos retirados havia pneus, carcaças de televisão, cadeiras, tambores, máquina de lavar, cadeiras, caixas d’água e muitos resíduos plásticos, especialmente PETs, entre outros.
 
O material que não puder ir para reciclagem será destinado ao aterro sanitário. Durante os trabalhos, a PMA também cortou e retirou 22 anzóis de galho (petrechos ilegais à pesca) do rio.
 
O objetivo do trabalho é promover a Educação Ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente. Esta foi a segunda vez neste mês que a PMA participou de limpeza do rio.
 
No dia (4), outra atividade foi realizada no Distrito de Piraputanga em parceria com o Instituto Federal (IFMS). 82 alunos, professores e Policiais conseguiram recolher os mais diversos tipos de materiais da margem do rio: foram pneus, garrafas PETs, latas, sacolas plásticas em grande número, tambores, dentre outros, colocados em sacolas, que encheram um caminhão caçamba.
 


› FONTE: PMA MS