Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aldeia Limão Verde ganha nova UBS para atender famílias e melhorar o trabalho da equipe

Publicado em 29/06/2022 Editoria: Saúde


Ontem, terça-feira, 28, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana. Ao som e no ritmo das danças terenas, a comunidade indígena festejou a entrega dessa obra que era esperada há anos, uma demanda antiga da aldeia.
 
O prefeito Odilon Ribeiro esteve prestigiando o ato de inauguração, juntamente com a primeira-dama Maria Eliza, secretária municipal de Saúde - Cláudia Souza e os vereadores Wezer Lucarelli, Anderson Meireles, Marquinhos Taxista, Everton Romero, Sargento Cruz, Tião Melo e Reinaldo Kastanha. 
 
A UBS  ganhou o nome de "Rubenita Peixoto Terena", que foi a enfermeira pioneira na aldeia, marcando a história das famílias indígenas, pois fazia desde partos até outros atendimentos mais urgentes, na missão de ajudar a salvar vidas e aliviar a dor de quem a procurava. 
 
Dentre as autoridades presentes estavam o Antônio dos Santos Silva - cacique do Limão Verde, Aparecido Portela - representante do INCRA, Jamil Naglis - representante da governadoria, Danilo de Oliveira - representante do DSEI, Luiz Torres - coordenador do Polo Base da SESAI em Aquidauana, Elizio Vieira da SESANI/DSEI/MS, Luiz Antônio Júnior - coordenador distrital do DSEI/MS, Caroline Bolzan - engenheira da obra e Tiago Bueno - médico responsável da UBSI.
 
 
A construção da unidade de saúde, na aldeia Limão Verde, iniciou em março de 2021, porém com a pandemia, a obra precisou ser suspensa e foi retomada e concluída neste mês de junho. 
 
Nesta obra foram investidos R$ 436.281,87 mil reais, destinado pelo Governo Federal via Ministério da Saúde para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A nova UBSI traz mais conforto e comodidade aos pacientes e é um espaço melhor adequado para os profissionais de saúde prestarem seus atendimentos.
 
A UBS tem uma área construída de 200 metros quadrados, com 03 consultórios (odontológico, médico e indiferenciado), sala de vacina, farmácia, sala de procedimentos de curativos e suturas, sala de lavagem, recepção e sanitários. 
 
"Nossa gratidão e admiração a todos profissionais de saúde indígena. Vocês fazem um brilhante trabalho na aldeia, sobretudo, durante na pandemia tiveram uma força enorme. Agradecemos ao DSEI e Governo Federal por esse grande investimento para a saúde indígena, aqui precisava e muito de um posto novo", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
 
O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Wezer Lucarelli e dos vereadores Sargento Cruz, Kastanha, Tião Melo, Everton e Anderson Meireles.
 
Na oportunidade, o prefeito também anunciou que o Governo do Estado já destinou recursos para a prefeitura atender as aldeias na manutenção dos tratores e implementos agrícolas que atendem a agricultura familiar.
 
"Ficamos imensamente felizes por vermos esse dia chegar, nosso tão esperado posto de saúde sendo inaugurado. É uma conquista que alegra a nossa comunidade", disse o cacique Antônio.
 


› FONTE: Com informações Agecom