Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Indígenas do Limão Verde e Buritizinho participam de oficina gratuita de cerâmica

Publicado em 17/06/2022 Editoria: Arte e Cultura


A importância de preservar e disseminar a cultura terena na região e no MS, mobilizou um grupo de indígenas de Aquidauana, da aldeia Limão Verde, para participar de uma oficina em cerâmica terena.
 
A oficina foi ministrada na própria aldeia Limão Verde, pela professora Rosenir Batista e Zenilda Batista, da aldeia Cachoeirinha, do município de Miranda. Ao todo, foram oito dias de curso, que buscou incentivar os alunos das Aldeias Limão Verde e Buritizinho a desenvolverem habilidades artísticas na produção do artesanato em cerâmica terena. A oficina contou com a participação de 11 alunos, que aprenderam a fazer travessas, moringas, jarras em formato indígena.
 
Essa oficina foi ofertada gratuitamente para os indígenas de Aquidauana, realizada através do Governo do Estado via Fundação de Cultura de MS (FCMS) em parceria com a Prefeitura de Aquidauana e atendendo indicação do vereador Anderson Meireles, apresentada na Câmara Municipal de Aquidauana. 
 
Na tarde de ontem, 15, na aldeia Limão Verde, foi realizada a entrega dos certificados aos indígenas que concluíram o curso. Participaram da solenidade de encerramento do curso, o secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana, Youssef Saliba, os vereadores Anderson Meireles e Sargento Cruz, a diretora executiva do gabinete - Selma Suleiman, que representou o prefeito Odilon Ribeiro; Katienka Klain - Gerente de Desenvolvimento das Atividades Artesanais da FCMS, Josiane Gaboardi - Gestora de Eventos da FCMS, Cacique Antônio dos Santos - Aldeia Limão Verde, Cacique Jaime Rafael - Aldeia Buritizinho, e a assessora parlamentar Roseneide Geraldo, representando o deputado estadual Renato Câmara.
 
No ato, o vereador Anderson Meireles, destacou a parceria do Estado com a Prefeitura para a realização da oficina, abrindo novas oportunidades para o fomento da economia local e, ainda, o resgate da cultura, história e a identidade do Povo Terena, por meio da arte em pintura em cerâmica. 
 
O secretário municipal da SECTUR, Youssef Salina parabenizou aos indígenas pela conclusão do curso e ressaltou que as cerâmicas e artesanatos indígenas são símbolos da cultura e valorizados no segmento turístico e cultural, além de servir como fonte de renda para as famílias. "Muito bom ver a conclusão dessa oficina de cerâmica e pintura terena, uma forma de arte que ajuda a trazer renda para as famílias indígenas. Muito importante esses artesanatos, que são muito valorizados onde são expostos, fazendo sucesso em exposições e feiras de turismo e cultura no Estado e fora de MS", completou o secretário.
 


› FONTE: Agecom