Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura e UFMS lançam cartilha infantil sobre educação no trânsito

Publicado em 06/06/2022 Editoria: Educação


A Prefeitura de Aquidauana por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAM) firmou parceria com a Universidade Federal de MS, Campus de Aquidauana para desenvolver um projeto de educação de trânsito e chamar a atenção, principalmente, das crianças. 
 
Partindo deste princípio, a coordenadora municipal de Educação do Trânsito - Ana Maria Cipro, do DEMUTRAN e a diretora Ana Graziele Lourenço Toledo (UFMS-CPAQ) idealizaram bichos da fauna pantaneira como personagens fazendo o papel de agentes de trânsito. 
 
Os personagens criados são: Tamanduá (Dudu), a Onça (Lina), a Arara (Iara), a Jiboia (Jiji), o Macaco (Caco) e o Jacaré (Lelé).  Após a criação dos personagens pela diretora da UFMS - Ana Graziele Lourenço Toledo (UFMS-CPAQ), aconteceu uma votação dos nomes das mascotes, envolvendo os alunos das redes pública e particular e população que puderam votar e “batizar” os mascotes. Essa votação foi feita na Semana do Trânsito, em 2021.
 
Este ano, para a campanha do Maio Amarelo, a coordenadora da educação do trânsito, Ana Cipro, teve a ideia de criar estórias (ficção) infantis em formato de quadrinhos interativos, com temas de educação no trânsito usando os mascotes, levando em consideração que os personagens foram devidamente uniformizados e usaram o laço amarelo, símbolo da campanha.
 
Ainda dentro do projeto, a diretora da UFMS/CPAQ, Ana Graziele montou 2 livretos, um usando a Jiboia (Jiji) e o tema “faixa de pedestre”; e outro, usando o Tamanduá (Dudu) que enfatiza o semáforo.
 
Para melhor divulgação do material, foi editado um vídeo de apresentação dos mascotes com mensagens educativas voltadas ao trânsito. Todo esse material, livretos e vídeo, foram distribuídos gratuitamente para a rede escolar: CMEIs, escolas municipais urbanas, dos distritos, aldeias, escolas pantaneiras, projetos sociais Pelotão Esperança, Projeto Bombeiros do Amanhã e Projeto Florestinha.
 
Conforme explicam as organizadoras do projeto, Ana Cipro e Ana Graziele, essa iniciativa teve o objetivo de trabalhar a educação no trânsito com as crianças do CMEIs e ensino fundamental I, servindo de complemento para o trabalho pedagógico dos professores. 
 
A Ilustração e computação gráfica das cartilhas foram feitas pela diretora do CPAQ, Ana Graziele Lourenço Toledo e a elaboração do vídeo feita pela coordenadora de educação do trânsito, Ana Maria Cipro.  A distribuição dos livretos foi feita pelo DEMUTRAN e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR). 
 
 


› FONTE: AGECOM