Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Sectur conclui pesquisa e elaboração do Inventário Turístico de Aquidauana

Publicado em 24/03/2022 Editoria: Turismo


A gestão municipal consolida um importante passo na organização dos dados estatísticos e documentais sobre o turismo local, trata-se da elaboração do Inventário Turístico de Aquidauana.
 
O Inventário Turístico – INVTUR é mais que um documento com dados técnicos, é um processo de gestão pública em turismo que consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outros itens, que são condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento turístico em nosso município. 
 
Na última terça-feira, 22, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) realizou a entrega do Inventário da Oferta Turística do Município de Aquidauana, ao prefeito Odilon Ribeiro. O ato foi no gabinete do prefeito junto com o secretário da pasta Youssef Saliba e a equipe técnica da SECTUR e o deputado estadual coronel David.
 
O prefeito Odilon Ribeiro, ao receber o inventário turístico, ressaltou a importância do documento, bem como, enalteceu o trabalho da equipe técnica da SECTUR, afirmando que o relatório ajudará a nortear e planejar importantes ações públicas municipais, estaduais e federais de fomento ao turismo em Aquidauana.
 
“O que temos visto e está comprovado através do trabalho que vem sendo feito na SECTUR e prefeitura é que, desenvolver as potencialidades turísticas é impossível sem planejamento e planejar exige consistência e dados confiáveis. Esse inventário torna-se essa base para análises e decisões acertadas para favorecer e promover o turismo em nossa cidade, como gerador de renda e emprego”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Segundo explicou o secretário Saliba e a equipe técnica da SECTUR, o objetivo com o INVTUR é dar conhecimento do que o município tem que seja passível de utilização para fins turísticos para embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo, de modo a disponibilizar aos planejadores, gestores e visitantes informações confiáveis e atuais.
 
O inventário foi organizado em três categorias: Categoria A – Infraestrutura de apoio ao turismo; Categoria B – Serviços e equipamentos turísticos; e Categoria C – Atrativos turísticos. 
O documento conta, ainda, com o resultado da pesquisa abordando o panorama do setor turístico local, empregos gerados pela atividade, e outras demandas identificadas através da aplicação do formulário de pesquisa nas quatro áreas de interesse turístico, sendo elas: Estrada Parque de Piraputanga, Área Urbana, Aldeias Indígenas e Pousadas Pantaneiras. 
 
As informações geradas pelo inventário revelaram os elementos que devem subsidiar diagnósticos e prognósticos mais precisos. Esses procedimentos permitem conhecer as características e a dimensão da oferta, o que necessita ser melhorado ou aperfeiçoado, enfim, quais as iniciativas que devem ser tomadas e que podem permitir aos gestores do município, desenvolver o turismo mais competitivo e sustentável. 
 
“De posse desses resultados, poder-se-á planejar e investir com mais segurança, balizando os negócios e as políticas de turismo”, completou a turismóloga e técnica da SECTUR, Adriana Carla de Araújo.
 
A equipe técnica da SECTUR estará realizando periodicamente a atualização das informações do INVTUR, que será relançado a cada dois anos, trazendo novos dados e comparativos do setor turístico do município.  O INVTUR estará disponível ainda essa semana no site Prefeitura de Aquidauana para consulta: http://aquidauana.ms.gov.br.
 
DADOS IMPORTANTES
O INVTUR também disponibiliza informações por meio de pesquisa da atual realidade do município abordando o panorama do setor turístico local, tais como: empregos gerados pela atividade, meios de hospedagem, meios de hospedagem em UHs (unidades habitacionais) e leitos, alimentos e bebidas e empregos gerados no setor de A&B.
 
O estudo do INVTUR mostra que, 51% dos meios de hospedagens estão localizados na Estrada Parque de Piraputanga (pousadas e pesqueiros) e 23% representam os meios de hospedagem na área central do município. As pousadas pantaneiras representam 16% desse total e a área rural do município conta com 10% de hospedagens. 
 
O estudo também mostra a quantidade total de leitos nas unidades de hospedagem. Nesse sentido, Aquidauana conta atualmente com 389 unidades que somam um total de 1.187 leitos.
 
Já no setor de alimentos e bebidas, a pesquisa mostra o total de empreendimentos existentes no município e onde eles ficam situados, sendo assim, 74% dos empreendimentos estão localizados na área urbana, 23% estão na Estrada Parque Piraputanga e 3% na área rural do município.
 
E, finalizando a análise, o estudo retrata a realidade de empregos gerados no setor de alimentos e bebidas. Empregos permanentes na área urbana e na Estrada Parque de Piraputanga representam 383 ocupações, já os empregos temporários também localizados na área urbana e na Estrada Parque somam 225 vagas.
 


› FONTE: AGECOM