Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Nível do rio Paraguai chega -2 centímetros, pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 12/09/2021 Editoria: Cidade


Em 2020, o rio alcançou altura negativa somente em 1° de outubro, quando mediu -3 centímetros - Anderson Gallo, Diário Corumbaense

Em 2020, o rio alcançou altura negativa somente em 1° de outubro, quando mediu -3 centímetros - Anderson Gallo, Diário Corumbaense

O nível do Rio Paraguai, em Ladário, atingiu nível negativo de 2 centímetros, no último sábado (11), conforme monitoramento feito pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, organização militar subordinada ao Comando do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil.
 
Em 2020, o rio alcançou altura negativa somente em 1° de outubro, quando mediu -3 centímetros na centenária régua ladarense, época em que houve a maior estiagem em 50 anos. 
 
Conforme informações do Diário Corumbaense, o rio Paraguai atingiu a marca mínima de 32 centímetros negativos nos dias 23 e 25 de outubro. O maior ciclo de seca registrado no Pantanal foi de dez anos consecutivos, entre 1964 a 1973. Nesse período, o nível mínimo foi de 61 centímetros abaixo do zero da régua, ocorrido em 1964, segundo a Embrapa Pantanal.   
 
Porém, o fato de a régua marcar altura abaixo do zero, não significa que as pessoas podem atravessar a pé o rio Paraguai. A régua foi instalada em um local de fácil leitura, na margem direita do rio, assim, o zero da régua não corresponde ao local mais profundo. 
 
Se o nível da água do rio Paraguai, em Ladário, atingisse a marca de zero centímetro, mesmo assim o rio nesse local teria uma largura de aproximadamente 250 metros e uma profundidade média de 4 metros. 
 
Daí a explicação para o fato dessa régua já ter registrado valores negativos, como ocorreu em 1964, quando o nível ficou 61 centímetros abaixo do zero. 
 
Próximas semanas
 
Monitoramento feito pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM indica marcas ainda mais baixas para as próximas três semanas. No dia 17, a régua ladarense pode atingir altura negativa de 20 centímetros. Para 24 de setembro, pode chegar aos 31 centímetros negativos. Para a sexta-feira, 1° de outubro, a previsão é que o nível do rio em Ladário alcance negativos 39 centímetros. 


› FONTE: Midiamax