Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Banco de Olhos da Santa Casa completa 15 anos de existência

Publicado em 30/08/2021 Editoria: Saúde


Nestes anos foram captadas mais de 5,5 mil córneas de quase 3 mil doadores.
 
O Banco de Olhos “Anjos da Visão” pertencente a Santa Casa de Campo Grande, completou 15 anos no dia primeiro de agosto. A unidade que é responsável pela captação de tecido ocular em toda a Capital, tem muitos motivos para comemorar. Em todos esses anos já foram realizadas 5.878 captações de globos oculares dos 2.939 doadores, e que puderam beneficiar também 4.106 pacientes, se tornando um serviço de referência em Mato Grosso do Sul.
 
Desde a criação do banco em 2006, um dos maiores desafios enfrentados pela equipe foi atuar em meio a pandemia global do Novo Coronavírus, especialmente em 2020, ano em que o processo de captação de córneas ficou restrito apenas a pacientes com morte cerebral. O que antes era comum ser realizada em todos aqueles que tivessem parada cardiorrespiratória, que representava cerca de 70% das doações anuais.
 
A médica oftalmologista Drª Cristiane Bernardes, que também é a diretora do Banco de Olhos do hospital, reforçou que o serviço é extremamente importante e permite a recuperação da visão em muitos pacientes, e que o foco e determinação da equipe, conseguiram manter o fornecimento de córneas. “No ano de criação tivemos 50 captações e depois as doações foram crescentes anualmente. Apenas nestes últimos anos que houve uma importante redução devido a pandemia. Fomos trabalhando muito para que conseguíssemos continuar ofertando os tecidos e garantir a qualidade do serviço e, principalmente, recuperar a visão de inúmeros pacientes”, destacou.
 
Atualmente, assim que há a constatação de morte encefálica de um paciente, a equipe do Banco de Olhos é acionada, e após a abordagem familiar a respeito da autorização da doação de órgãos e tecidos, é feita a coleta. Após a captação, o material é levado ao banco para que seja examinado, armazenado e fique a disposição para transplantes ou utilizado como curativo, no caso da esclera - tecido fibroso externo que reveste o globo ocular.
 
Novos doadores
 
Segundo Drª Cristiane, novos doadores neste período de pandemia, se tornou o maior desafio do banco, pois o serviço conta com a sensibilidade e altruísmo da família do doador num momento muito delicado. Mas ela também reforça que através de uma doação de córneas, pode beneficiar até quatro pessoas, quando são captadas as duas córneas e duas escleras.
 
“Qualquer pessoa pode ser doadora e nosso apelo é para aqueles que têm a intenção de ser um doador que comunique sua família, para que ela tenha o conhecimento dessa decisão, pois isso facilita muito o serviço das equipes na hora de falar sobre o assunto. Além disso, esse ato de amor e altruísmo ajudará na qualidade de vida de muitas pessoas, e na saúde ocular, outras quatro pessoas poderão ter suas vistas restauradas”, finalizou.
 


› FONTE: Santa Casa de Campo Grande