Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana promove descarte ecologicamente correto de lâmpadas

Publicado em 03/08/2021 Editoria: Cidade


A Prefeitura Municipal de Aquidauana iniciou os trabalhos de descarte de lâmpadas danificadas e queimadas, de forma ecologicamente correta, por meio da contratação de uma empresa que vem fazer a retirada desses materiais diretamente na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
 
Conforme pesquisa divulgada pelo Estadão, os brasileiros utilizam por ano em média 200 milhões de lâmpadas florescentes. Deste total, apenas 6% é descartado corretamente. 
 
O descarte incorreto das lâmpadas pode provocar danos ao meio ambiente e ao próprio ser humano, pois, elas emitem substâncias que são prejudiciais à saúde humana, bem como, para a própria natureza.
 
Se o descarte for feito corretamente todos os componentes das lâmpadas são reaproveitáveis. Quando estes materiais são separados adequadamente e descontaminados, conforme a legislação ambiental especifica, eles podem ser reaproveitados.
 
Conforme informou o prefeito Odilon Ribeiro, esta ação da Prefeitura de Aquidauana tem o objetivo de contribuir sistematicamente com a proteção do meio ambiente e com a saúde da população. “De agora em diante, as lâmpadas inservíveis terão o descarte correto obedecendo a legislação ambiental vigente”, explicou o prefeito.
 
PARCERIA: PREFEITURA E RECICLUS
 
A Prefeitura de Aquidauana firmou uma parceria com a Reciclus, que é uma associação responsável por operacionalizar a logística reserva de lâmpadas que contem mercúrio em sua composição. 
 
A Reciclus em parceria com a Prefeitura de Aquidauana disponibilizará pontos de entrega de lâmpadas queimadas e danificadas em estabelecimentos comerciais, para que a população possa descartar suas lâmpadas usadas, que serão coletadas de forma segura, transportadas e destinadas aos recicladores cadastrados com a Reciclus.
 
Em Aquidauana, já tem dois coletores de lâmpadas disponíveis para a população: 01 no Atlântico Super Center e outro no Mercado Atlântico Cidade Nova. Dentro de alguns dias, mais 01 coletor de lâmpadas será instalado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em frente ao Parque da Lagoa Comprida. 
 
Os coletores têm por objetivo estimular as pessoas a abandonar velhos hábitos, como, por exemplo, o descarte das lâmpadas serem depositadas em lixo comum.
 
A Prefeitura de Aquidauana com essas ações, além de atender a legislação ambiental vigente, incentiva a população a ter hábitos saudáveis no descarte correto das lâmpadas inservíveis.
 


› FONTE: Agecom