Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana participa de reunião sobre o retorno das aulas em MS

Publicado em 26/07/2021 Editoria: Educação


A secretária municipal de Educação de Aquidauana, Wilsandra Béda participou na  sexta-feira (23) de uma reunião na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) em Campo Grande. 
 
Na oportunidade foram discutidos a volta as aulas com a retomada do ensino presencial. O retorno está previsto para acontecer no dia 2 de agosto na rede estadual de ensino. 
 
A reunião contou com a presença de representantes de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O evento solicitado pela Assomasul teve a presença da Secretária de Estado de Educação em  Mato Grosso do Sul : Senhora Maria Cecília Amendola da Mota, Promotora de Justiça Dra. Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, Coordenadora Adjunta do GEDUC (Grupo de Atuação Especial de Educação), Chefe da divisão da Fiscalização de Gestão da  Educação Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul - Doutor Gláucio Hashimoto e do Presidente da Assomasul, Valdir Junior.
 
Em Aquidauana, o retorno presencial das aulas nas escolas municipais está previsto para o mês de setembro, porém sem dia definido ainda. O retorno as aulas será gradual e a capacidade de alunos nas salas, no entanto, vai depender da situação da pandemia de Covid-19 até a volta às aulas.
 
Conforme dados da SEMED em Aquidauana, está em 99% o percentual dos professores da Rede Municipal de Ensino já imunizados com a 1ª dose e, um novo levantamento, está sendo feito para identificar quantos já tomaram a 2ª dose ou dose única. 
 
 
A secretária de Educação, Wilsandra Béda explicou que "junto com o prefeito Odilon Ribeiro, as autoridades de Saúde e a SEMED estão alinhando as medidas necessárias e adequadas, respeitando as características de cada escola e sua comunidade, para que a Rede Municipal possa retomar as aulas presenciais de forma tranquila e segura".
 
E pensando na volta às aulas previstas para setembro uma equipe de servidores da Vigilância Sanitária de Aquidauana e da Saúde do trabalhador esteve no CMEI Ademir Brites orientando os motoristas do transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação, sobre a prevenção contra a Covid-19 no interior dos ônibus escolares no período letivo presencial. Higiene com álcool em gel, uso correto de máscaras e a desinfecção diária dos veículos escolares são medidas que serão tomadas de maneira preventiva.
 
O norte para o retorno do ensino presencial foi o Programa PROSSEGUIR. Em planejamento revelado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), foram quatro partes de um eixo que decidiram a volta às aulas presenciais nos municípios, o eixo da Biossegurança nas escolas, questões afetivas e socioemocionais, Normatização e Cognitivo para a retomada da aprendizagem.
 
A quantidade de alunos em sala de aula vai ser de acordo com a bandeira classificada em cada município conforme o Programa Prosseguir. Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala; Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala; Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala; Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala; Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.
 
 


› FONTE: AGECOM/Com informações da Assomasul