Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Padroeiro dos Pescadores é homenageado com Procissão Fluvial no rio Aquidauana

Publicado em 01/07/2021 Editoria: Arte e Cultura


A Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais - Z-18 denominada professor Cláudio Valério da Silva com sede em Anastácio realizou na quarta-feira (28) panfletagem na rua de acesso à Ponte Velha Roldão de Oliveira para divulgar o 10º Projeto Rio Vivo, isso porque junho é o mês do pescador e da sustentabilidade ambiental.
 
O objetivo principal do movimento foi o de preservar o meio ambiente e conscientizar a comunidade de Anastácio e Aquidauana em relação ao lixo que é deixado as margens do rio Aquidauana, pois os peixes não se alimentam do lixo. “Preserve nosso rio, dele bebemos, comemos e vivemos“. O evento contou com o apoio da Policia Militar Ambiental e Policia Militar.
 
Na quinta-feira (29), dia de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores um grupo de pescadores atuou na limpeza das margens do rio Aquidauana e Taquarussu pelo 10º ano consecutivo, pois a população ainda não possui compreensão de que todo lixo descartado sem destinação correta acaba indo parar nas aguas dos nossos rios. “O trabalho de limpeza teve início por volta das 7 horas sendo encerrado às 12 horas com retirada de 1.000 quilos de lixo”, segundo informações de Aparecido Carlos dos Santos Milan, presidente da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais - Z-18. 
 
Procissão fluvial!
 
Na mesma data em homenagem a São Pedro, Padroeiro dos Pescadores, horas antes do início da operação Limpeza ocorreu uma Procissão Fluvial com apoio da Paróquia de Anastácio através do Padre Matheus.  
 
Pelo apoio ao evento, o presidente Aparecido Carlos dos Santos Milan da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais - Z-18 professor Cláudio Valério da Silva, fez questão de agradecer o apoio recebido por parte da Policia Militar Ambiental, Policia Militar e comunidade católica da Paróquia de Anastácio.   
 
Segundo a secretária da entidade Lucia Helena, os eventos foram concluídos com sucesso e cumprido com o objetivo por conta do apoio recebido. “Homenageamos São Pedro, nosso padroeiro e contribuímos com a preservação dos nossos rios Aquidauana e Taquarussu”, frisou. A mobilização ainda contou com apoio do vereador de Anastácio Aldo José e Humberto Torres de Aquidauana.
 


› FONTE: Da redação