Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Hospital de Anastácio ativa Correio Virtual do Bem e Prontuário Afetivo

Publicado em 13/06/2021 Editoria: Cidade


Quando um familiar ou amigo querido diagnosticado com COVID-19 é internado, só nos resta a esperança. Em Anastácio, esse sentimento de esperança se materializa através de enfermeiros e médicos que trabalham na Ala COVID do Hospital ABRAMASTACIO. São 24 horas por dia, 7 dias por semana de dedicação em cuidar de pacientes que ficam isolados em tratamento.
 
Dentro do atendimento humanizado, os profissionais da saúde criaram algumas ferramentas para dar um olhar mais acolhedor aos pacientes positivados COVID.
 
O Prontuário Afetivo é uma delas. Com o objetivo de resgatar a identidade dos pacientes internados e fortalecer vínculos com a equipe médica, esse prontuário traz informações como apelido, nome da esposa ou esposo, namorado ou namorada, dos filhos, preferência de cor, comida, time de futebol, esporte, música, hobby, hábitos, dentre outros aspectos que contam a história desses pacientes.
 
Outra ferramenta criada é o Correio Virtual do Bem. Por meio de um número de WhatsApp, pacientes e familiares mantêm um canal de comunicação, uma forma de aproximar aqueles que se amam e se querem bem nesse momento tão difícil.
 
“Essa também é uma forma de cuidado ao mudar o modo como nos relacionamos e enxergamos o paciente. É evidenciar que estamos cuidando de uma pessoa importante e muito querida, que no leito há o amor de alguém”, explicou o psicólogo Flávio Arce, responsável por esses cuidados.
 
Os pacientes internados com COVID-19 também fazem sessões de fisioterapia todos os dias. São realizados exercícios respiratórios, usando balão, canudo com copo de água. São exercícios ativos assistidos como manobra de reexpansão e expansão, usando incentivadores respiratórios, como respiron classic e shaker classic.
“Cada paciente é avaliado individualmente. Realizamos VNI (Ventilação Não Invasiva). Passamos a visita multidisciplinar e decidimos juntamente com o médico sobre os procedimentos a serem realizados com cada paciente”, explicou a fisioterapeuta Leonilda Moraes.
 
Todos os dias no Hospital ABRAMASTACIO temos vidas cuidando de vidas. Todos os pacientes são preciosos e recebem cuidados e dedicação de profissionais da área da saúde como se fossem seus entes queridos.
A COVID-19 é uma doença séria. Não brinque com sua vida. Se cuide. Cuide de quem você ama.