Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Pavimentação, reforma de hospital e de escola são reivindicações de Aquidauana

Publicado em 29/05/2021 Editoria: Infraestrutura


Ontem, 28, Aquidauana se tornou a sede administrativa do Governo do Estado de MS, com o programa “Governo Presente”, em que o governador Reinaldo Azambuja junto com o secretário de Estado de Infraestrutura - Eduardo Riedel e o secretário da Casa Civil - Sérgio de Paula, se reuniram com os prefeitos de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Maracaju, Miranda e Terenos. 
 
Nesta edição, o Governo do Estado prestou conta dos investimentos pactuados anteriormente e firma novos compromissos com os municípios. 
 
Para Aquidauana, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) apresentou diversos pedidos de recursos e apoio para investimentos em infraestrutura, assistência social, saúde, urbanização, turismo, mobilidade urbana e educação. 
 
Conforme informou o prefeito Odilon Ribeiro, na área de infraestrutura e mobilidade urbana ele solicitou ao governador Reinaldo e ao secretário Riedel: Pavimentação da via de acesso ao Frigorífico Buriti, trecho de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade, dada a produção e transporte de produtos agropecuários; drenagem e pavimentação da Rua Antônio Campelo, trecho entre a rua José Castro e Rua Ofrazilio Nunes Lopes, orçada em R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e recapeamento de diversas ruas com pavimento Asfáltico CBUQ, dentre elas: ruas Pandiá Calógeras, Estevão Alves Correa, Duque de Caxias e Rua Francisco Pereira Alves; pavimentação da MS 345 que dá acesso ao Distrito de Cipolândia, no total de 65 km.
 
Durante a reunião o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro ao lado da primeira dama Maria Eliza também aproveitou a oportunidade e solicitou ao Governo do Estado um novo acesso à Aquidauana. “Aquidauana necessita de melhorias em infraestrutura, um novo acesso à cidade de cerca de 16 km, no trecho da BR 262, com rotatória, ponte de concreto sobre o Rio Aquidauana, com percurso até a MS 450 é essencial para nossa cidade”, completou o prefeito. 
 
Para a área da saúde, o governador Reinaldo recebeu do chefe do executivo aquidauanense às seguintes solicitações: R$ 3 milhões de reais para reforma da estrutura completa do Hospital Regional de Aquidauana; solicitação de aumento do teto da média e alta complexidade do município e recursos para a reforma do prédio do Centro de Especialidades Médicas – CEM. 
 
Além desses pedidos, para Aquidauana, o prefeito Odilon Ribeiro também solicitou ao governador Reinaldo e ao secretário Riedel apoio e recursos para a reforma da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR); recursos para a revitalização e estruturação da praça ao entorno do Ginásio Poliesportivo de Aquidauana e a viabilização de um micro-ônibus com acessibilidade para a atender a Secretaria Municipal de Assistência Social. 
 
Para complementar os investimentos que potencializam o turismo local, o prefeito Odilon solicitou apoio do Governo do Estado para a pavimentação e estruturação da estrada de acesso ao Morro do Paxixi, no distrito de Camisão. O Governo do Estado já fez um alto investimento que impactou o turismo e a infraestrutura da cidade, que foi a pavimentação da Estrada-parque Rodovia MS 450 em Piraputanga. 
 
Reinaldo Azambuja disse que está rodando o Estado conversando com as lideranças, de forma individual, recebendo as demandas de cada município. “Em Aquidauana, não é diferente, aqui já temos uma parceria forte com a cidade e viemos receber do prefeito Odilon as prioridades e discutir a pactuação dos investimentos, concretizar e executar, fazendo uma gestão municipalista austera e responsável, em prol da cidade e da população”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja. 
 
Odilon Ribeiro que o governador Reinaldo desde o início do mandato é parceiro na gestão da cidade e temos obras importantes em andamento, como a estrada de acesso ao Distrito de Taunay. “N sexta-feira (28) fomos atendidos pelo governador, apresentamos nossas prioridades para a cidade e saímos confiantes da reunião, com expectativa dos pedidos serem atendidos pelo Governo do Estado de MS”, pontuou o prefeito Odilon. 
 
Em relação a pavimentação do acesso ao distrito de Cipolândia, a sugestão é de realizar o projeto em duas etapas, pois a demanda é de 65 quilômetros. A 1ª etapa do trecho da sede do município de Aquidauana até a Serrinha, sendo 23 km. E, a segunda etapa, no trecho da Serrinha até o distrito de Cipolândia, cerca de 42km. “Devido ao fluxo da produção oriunda da região, no que diz respeito a pecuária e a agricultura familiar nos assentamentos indaiás e aldeias, a execução da obra seria de extrema importância para o município de Aquidauana”, explicou o chefe do executivo Odilon Ribeiro.
 
 


› FONTE: Com informações Agecom