Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com dobro de casos em uma semana, prefeitura de Corumbá aumenta restrições

Publicado em 27/05/2021 Editoria: Região


A Prefeitura de Corumbá intensificou as medidas de combate a Covid-19, após a quantidade de casos positivos dobra em relação a última semana. Dessa forma, o toque de recolher no município passa a vigorar das 21h às 5h, a partir desta quinta-feira (27), até o dia 9 de junho.
 
A medida foi tomada devido a qualificação do município como bandeira vermelha, estabelecida de pelo Programa Prosseguir. Além do toque de recolher, o Decreto Municipal Nº 2.582 ainda estabelece a ocupação máxima de mercados, supermercados, mercearias e congêneres a 30% da capacidade total do estabelecimento, mantidas as demais medidas já impostas.
 
Ficam interditadas a Orla e a Prainha do Porto Geral, permitindo-se nesta apenas o embarque e desembarque de pessoas e cargas. Nos locais privados de práticas esportivas, fica proibido o comércio de alimentos e bebidas, bem como o uso de churrasqueiras, devendo o estabelecimento ser utilizado, exclusivamente, para o desporto, respeitadas as medidas já impostas aplicáveis à atividade.
 
O Decreto também suspendeu eventos realizados em casas noturnas, casas de shows, pubs e congêneres, ainda que no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas conste atividades diversas, como bares, restaurantes, entre outras. A restrição não se aplica aos salões de festa, permitido nestes a realização de casamentos, aniversários e batizados, com lotação máxima de 50 pessoas.
 
No que se refere às reuniões religiosas em igrejas, templos, centros espíritas e demais locais destinados à manifestações religiosas, está permitido o limite de 30% da capacidade do local, com distância mínima de 2m entre os participantes, limitando-se a 100 pessoas no total. O Decreto entra em vigor nesta quinta-feira, dia 27.
 
Isolamento social
O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite reiterou que, apesar da cidade estar com nota máxima no Prosseguir na aplicação das vacinas contra a doença, o isolamento social segue sendo o melhor método de prevenção. “Essa semana registramos o maior número de casos confirmados por biologia molecular, pelo swab. As pessoas acham que com o avanço da vacinação as pessoas não estão mais ficando doentes, mas isto é um completo despropósito, a Covid está acometendo cada vez mais pessoas jovens, temos o relato de inúmeras pessoas jovens sem comorbidades que estão internadas”, afirmou.
 
A reunião
O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, se reuniu nesta quinta-feira (27) de maio, com o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Élcio Almeida; o delegado-regional da Polícia Civil, Alex Sandro Antônio Peixoto; e o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Luciano Lopes de Alencar, para alinhar a intensificação na fiscalização das medidas estabelecidas pelo Decreto Nº 2.582, que será publicado no DIOCORUMBÁ de hoje.
 
“Infelizmente, tivemos um aumento muito grande nos casos confirmados de Covid-19 na nossa cidade. A quantidade de positivos dobrou em relação à semana passada e por causa disso vamos ter que adotar medidas ainda mais restritivas para evitar as aglomerações”, explicou o prefeito. “Nosso trabalho, nosso principal objetivo, é buscar o equilíbrio entre a Economia, o Social e a Saúde. Neste momento, para evitar ainda mais óbitos, precisamos ser mais rígidos e preservar vidas”, completou.
 
“Nós temos hoje 40 leitos clínicos, 15 leitos semi-intensivos e 17 leitos de UTI na Santa Casa. É uma estrutura muito boa, mas a população precisa entender que não é só para Corumbá, mas atende também Ladário e os irmãos bolivianos da fronteira. São aproximadamente 170 mil pessoas que dependem do nosso hospital”, completou o chefe do Executivo municipal.
 
Seguindo as determinações do Programa Prosseguir – divulgado pelo Governo do Estado e que colocou Corumbá na bandeira vermelha, classificando como de alto grau de risco para infecção pelo Coronavírus – e do Decreto Nº 2.582, as Forças de Segurança vão intensificar o trabalho de fiscalização, principalmente aos finais de semana. O objetivo principal é evitar aglomerações e festas clandestinas.
 


› FONTE: Midiamax