Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana tem novo coordenador municipal de Assuntos Indígenas

Publicado em 15/05/2021 Editoria: Cidade


Ontem, sexta-feira, 15, em cerimônia especial realizada no CMEI Vereador Ademir Brites, o prefeito Odilon Ribeiro deu posse ao novo coordenador municipal de Assuntos Indígenas, srº Edvaldo Félix, natural do distrito de Taunay. Edvaldo substitui o ex-cacique Chico Ramiro, líder comunitário reconhecido dentro do distrito.
 
O cargo tem a função de articular e dar encaminhamento aos assuntos de interesse da comunidade indígena de Aquidauana, estreitando ainda mais a relação entre governo municipal e lideranças indígenas, alinhando projetos e ações. Edvaldo Félix conhece bem as demandas da comunidade terena e deve somar ao trabalho que vem sendo feito dentro das aldeias do município.
 
O vereador Tião Melo, também residente do distrito de Taunay, abriu as falas e afirmou que o prefeito Odilon Ribeiro acertou na escolha, sendo Edvaldo um líder respeitado e pessoa de capacidade e fácil convivência, devendo manter o ativo diálogo entre caciques e prefeito. “Também me coloco a disposição para atender e buscar o que for necessário para auxiliar na caminhada”, afirmou o vereador Tião.
 
O presidente da Câmara Municipal vereador Wezer Lucarelli também discursou e destacou ações dos poderes executivo e legislativo, bem como projetos de lei, que beneficiam as comunidades indígenas de Aquidauana. “Temos trabalhado com atenção e respeito ao povo terena, e a presença dos caciques e lideranças demonstra que estamos alinhados com os interesses da comunidade”, pontuou o vereador Wezer.
 
 
Segundo o coordenador Edvaldo Félix, Aquidauana tem hoje um governo preocupado e atuante nas aldeias, com ações e resultados satisfatórios. “O que vemos são lideranças que cobram e são atendidas, e por isso hoje temos o respeito e diálogo que são motivo de satisfação para todos que conhecem a história do povo terena da nossa região”, destacou Edvaldo.
 
O prefeito Odilon Ribeiro encerrou as falas relembrando todo o trabalho realizado nos últimos anos dentro das comunidades, e a importância de obras como a pavimentação do acesso ao distrito de Taunay, reforma de escolas e postos de saúde, maquinário para manutenção de vias, projetos futuros e a constante presença do governo municipal dentro das aldeias. “Vamos continuar trabalhando alinhado com as lideranças e demonstrando nosso respeito com o povo terena”, afirmou o prefeito Odilon.
 
Participaram da cerimônia os caciques Ademir Soares (Aldeia Ipegue), Claudio Lipu (Aldeia Imbirussu), Oto Lara (Aldeia Colônia Nova), Benigno Paulino (Aldeia Morrinho), Célio Fialho (Aldeia Bananal), Levy Vicente (Aldeia Lagoinha), Julison Farias (Aldeia Água Branca) e Tico Lipu (Aldeia Urbana).
 
Também acompanharam o ato os vereadores Wezer Lucarelli- (Presidente da Câmara de Aquidauana), Humberto Torres, Clériton Alvarenga e Anderson Meireles.
 
 


› FONTE: Agecom