Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana alerta a população sobre o combate ao abuso e exploração sexual

Publicado em 14/05/2021 Editoria: Cidade


A próxima terça-feira, 18 de maio, é uma data celebrada nacionalmente como “Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. 
 
Em Aquidauana, a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) já iniciou nesta semana as atividades alusivas a campanha “18 de maio”, com ações para orientação e conscientização da população sobre o  combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
 
“Infelizmente, por conta da pandemia, não podemos realizar as ações públicas e palestras presenciais, sobre a campanha 18 de maio. Mas, mesmo assim, o CREAS de Aquidauana saí às ruas para alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual e exploração infanto-juvenil. Também temos recebido o apoio da imprensa local com espaço para divulgação e alerta da sociedade sobre esse tema”, explicou a coordenadora do CREAS de Aquidauana, Juliane Ribeiro.
 
Questionada sobre a situação da violência em Aquidauana e os números de atendimentos do CREAS nessas ocorrências, a coordenadora Juliane Ribeiro, explicou que “no ano de 2020 tivemos um declínio nas denúncias por causa do Covid e isolamento familiar, mas mesmo assim, tivemos 241 casos novos, destes, 46 eram de abuso sexual a crianças e adolescentes. Dos casos de abuso sexual 79% são meninas e 21% meninos”.
 
É fato real e cada vez maior o número de crianças e adolescentes que diariamente são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados.  A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como: abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual; exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.
 
Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.
 
COMO DENUNCIAR? - Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br
 
PROGRAMAÇÃO – A equipe do CREAS de Aquidauana já esteve nas aldeias com ações da campanha 18 de maio e já tem uma programação para os próximos dias para tratar da campanha 18 de maio, alertando a população, confira:
- 14/05 – Entrevista na Rádio Nova FM, com Cid Pinheiro;
- 15/05 -  Entrevista às 11h, na Rádio América FM, com Wilson de Carvalho;
- 17 e 18/05 – Entrega de cartazes sobre a campanha nas ESF’s e comércio local;
- 17/05 -  Entrevista às 11h, na Rádio FM Pantanal, com Cícero de Moura e Nabil Jafal;
- 18/05 -  Entrevista às 11h, na Rádio América FM, com Kléber Gaeta.
- 18/05 – Às 18h, live ao vivo na fanpage do facebook da Prefeitura de Aquidauana, com a psicóloca Tainara Nepomuceno e a coordenadora do CREAS, Juliane Ribeiro.
 


› FONTE: Agecom