Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

MS confirma mais 53 mortes e tem 39 óbitos em investigação nesta quarta

Publicado em 21/04/2021 Editoria: Região


Ambulância chega com paciente no Hospital Regional de Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)

Ambulância chega com paciente no Hospital Regional de Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)

Secretaria de Saúde voltou a reforçar que hoje a maioria dos casos de covid é entre pessoas de 20 a 49 anos
 
O ritmo de mortes volta a ser de mais de 2,2 óbitos por hora em Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (21), além de 53 óbitos confirmados, outros 39 estão sob investigação. “Seriam 92 óbitos se já tivéssemos todos confirmados”, ressaltou a secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone.
 
Só em Campo Grande, foram 20 falecimentos em decorrência da covid desde ontem. A vítima mais jovem tinha 33 anos.
 
Na Capital, outro dado preocupante é o índice de lotação de UTIS que segue acima da capacidade máxima, hoje com 103% de ocupação e 49 pessoas em lista de espera por vagas em hospitais. Ontem esse índice era de 101% na Macrorregião de Campo Grande
 
A superlotação mudou, inclusive, o fluxo na rede de saúde. Pacientes que normalmente eram transferidos para Capital, agora são levados para outros municípios. "É mudança no contra fluxo normal do que ocorria no passado. Agora estamos encaminhando de cidades no entorno de Campo Grande para Corumbá, por falta de vagas na Capital", comentou o secretário de Saúde Geraldo Resende.
 
No Estado todo. subiu o número de pessoas internadas em UTIs, ontem eram 549, agora são 563.
 
 
Média móvel alta - Nos últimos sete dias, 47 pessoas em média morreram a cada 24 horas de covid em Mato Grosso do Sul. A taxa de letalidade atual é a maior até hoje, 2.2%.
 
Há mais de 21 dias a média móvel gira em 50 mortes diárias. Em abril, com mais uma semana ainda pela frente, o número de óbitos se aproxima do de março, que teve o recorde de mortes na pandemia. São 902 sepultamentos contra 1.071 no mês passado.
 
A Secretaria Estadual de Saúde reforça o alerta de que a doença tem feito vítimas cada vez mais jovens, a maioria dos casos recentes está na faixa etária de 20 aos 49 anos, informou a secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone.
 
A média móvel de infectados atual é de 1.009, mas lentamente está caindo. Outra boa notícia é que a taxa de contágio também começa a reduzir. Há duas semanas chegou a 1.10 e agora está em 1.03. Isso significa que a casa 100 contaminados a doença é transmitida para 103. 
 


› FONTE: Campo Grande News