Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

MP investiga “aumento exagerado” em contas de energia elétrica

Publicado em 29/03/2019 Editoria: Região


O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou um inquérito civil para investigar o “aumento exagerado” das contas de energia elétrica em janeiro e fevereiro deste ano em Dourados, a 233 km de Campo Grande.
 
Aberto pelo promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, o inquérito é resultado de denúncias feitas à ouvidoria do MP e a dezenas de reclamações de douradenses ao Procon. Até o dia 28 de janeiro existiam 124 registros no órgão local de defesa do consumidor referentes ao “aumento desproporcional” nas faturas de energia.
 
Além das denúncias de cobrança abusiva, o MP vai investigar também se as redes elétricas obsoletas em uso em Dourados tiveram influência na sobrecarga apontada como uma das causas do aumento do consumo.
 
“Não é possível aferir se a concessionária está entregando uma tensão e frequência de boa qualidade, dentro daquelas exigidas pelas normas técnicas a permitir o funcionamento adequado dos aparelhos”, afirma o promotor.
 
Outros questionamentos são apontados no procedimento, como suposto descumprimento do prazo de 24 horas para religação, bem como, a cobrança indiscriminada de taxa para o serviço, “misturando, inclusive, débito pretérito com parcelamento de débito atual, o que coloca o consumidor em situação de vulnerabilidade”. Até mesmo a falta de atendimento adequado no escritório da empresa na cidade também é citada no inquérito.


› FONTE: Com informações Campo Grande News