Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Inventário turístico para fortalecer divulgação de Aquidauana e atrair visitantes

Publicado em 26/02/2021 Editoria: Turismo


Toda cidade que quer crescer, estruturar e fortalecer o segmento turístico precisa ter bem definidos e identificados seus pontos turísticos e seus atrativos do trade, dentre eles, pousadas, restaurantes, cachoeiras, passeios, pesqueiros e outros.
 
Pensando justamente em organizar todas as informações turísticas e, inclusive, divulgar o Cadastur (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo), a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, está realizando o Inventário da Oferta Turística de Aquidauana.
 
Na prática, o inventário turístico exige um longo trabalho de campo, ou seja, a equipe de turismólogas da SECTUR estão visitando o trade turístico e realizando o cadastro para o inventário, atualizando informações e estreitando a parceria da prefeitura com o trade para fortalecer o turismo local. 
 
O Inventário Turístico – INVTUR consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outros itens e condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento turístico em nosso município. 
 
O objetivo primordial do INVTUR é dar conhecimento do que o município tem que seja passível de utilização para fins turísticos. Com essas informações reunidas e cadastradas, a Administração Municipal pode junto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e SECTUR embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo, disponibilizando a todos informações confiáveis e atuais.
 
O gestor da SECTUR, secretário Youssef Saliba disse que a equipe está fazendo o trabalho de campo, indo in loco, fotografando e atualizando todas as informações necessárias para um inventário atualizado e verídico. “Desenvolver as potencialidades turísticas é impossível sem planejamento e planejar exige consistência e confiabilidade de dados. “Temos um compromisso administrativo com o prefeito Odilon Ribeiro de trabalharmos não só para buscar recursos para fomentar o turismo local, mas, é imprescindível termos as informações atualizadas, organizadas, pois isso facilita a elaboração de projetos, a busca de recursos, o direcionamento dos investimentos da gestão municipal setor turístico e a divulgação para atrair mais visitantes e gerar renda e emprego”, completou o secretário.
 
As informações geradas pelo inventário revelarão os elementos que devem subsidiar diagnósticos e prognósticos mais precisos. Esses procedimentos permitem conhecer as características e a dimensão da oferta, o que necessita ser melhorado ou aperfeiçoado, enfim, quais as iniciativas que devem ser tomadas e que podem permitir aos gestores do município, desenvolver o turismo mais competitivo e sustentável.
 
De posse desses resultados, poder-se-á planejar e investir com mais segurança, balizando os negócios e as políticas de turismo. 
 
A turismóloga da SECTUR, Adriana Carla de Araújo explicou que o Inventário Turístico está organizado em três categorias: Categoria A – Infraestrutura de apoio ao turismo; Categoria B – Serviços e equipamentos turísticos; e Categoria C – Atrativos turísticos, e será realizado em três etapas. “A primeira consiste na aplicação do formulário de pesquisa nas quatro áreas de interesse turístico, sendo elas: Estrada Parque de Piraputanga, Área Urbana, Aldeias Indígenas e Pousadas Pantaneiras. A segunda etapa será realizada a tabulação e análise dos dados. Na terceira etapa será realizado a elaboração do relatório da Inventariação da Oferta Turística”, finalizou a turismóloga. 
 
 


› FONTE: AGECOM