Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Felino raro é encontrado morto às margens em BR perto de Miranda

Publicado em 26/03/2019 Editoria: Cidade


Gato-mourisco foi encontrado nas margens da BR 262. (Foto: Direto das Ruas)

Gato-mourisco foi encontrado nas margens da BR 262. (Foto: Direto das Ruas)

Guia de turismo de uma fazenda no município de Miranda, a 200 km da Capital, utilizou o Instagram para relatar mais um caso de atropelamento de animal silvestre na BR-262. No último domingo (24), ele voltava para a fazenda San Francisco quando encontrou um gato-mourisco atropelado às margens da rodovia, no trecho que liga Miranda à fazenda, no oeste do estado.
 
Apesar de ser encontrado em diversos estados, existem poucos gatos-mourisco no Brasil. O autor do post e guia de turismo Edir Alves relata a surpresa ao encontrar o felino, caracterizado por sua agilidade. “Em 10 anos como guia no Pantanal eu consigo contar quantas vezes observei esta espécie em atividade. Confesso que não acreditei no que estava vendo. Esses felinos são rápidos e ariscos, é difícil serem atropelados”.
 
Edir também explica que existem duas cores de pelagem para a espécie. “O mais comum é a pelagem escura, de marrom para preto. Tem também o avermelhado que é mais raro”. Apesar de pouco avistado, o gato-mourisco não foi listado entre as espécies ameaçadas de extinção pelo Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O felino também tem o hábito de viver próximo a rios e lagos e no interior de matas e florestas, pouco encontrado em áreas urbanas.
 
O guia também criticou a situação das estradas sul-mato-grossenses em parte do post. “Além das estradas não terem planejamentos de fuga ou passagem para os animais silvestres, a sem fim da nossa fauna brasileira”.
 
Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação.
 
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 



› FONTE: Campo Grande News