Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Voluntários atuam na limpeza da Lagoa Comprida em Aquidauana

Publicado em 11/02/2021 Editoria: Turismo


A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) desde o início de fevereiro está com uma ação de limpeza e retirada de lixo jogado indevidamente no Parque da Lagoa Comprida.
 
Com ajuda de barcos e caiaques, servidores e voluntários da SEMA estão retirando semanalmente de quatro a cinco sacos, de 50 litros cada, cheios de lixo que são jogados, nos quais embalagens e recipientes plásticos são predominantes. As coletas foram feitas com barcos e caiaques de voluntários que participam da coleta. 
 
O biólogo Fernando Ibanez, responsável pela organização da coleta, afirma que essa quantidade de lixo não faz nem “cócegas” em tudo que está acumulado nos camalotes e no fundo da lagoa, por isso, estão tentando manter uma constância nessas coletas, principalmente com a chegada da temporada de chuva.
 
Anderson de Souza é acadêmico da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e estava no grupo de voluntários de hoje. Ele disse que o irmão já participou no ano passado e voltou para casa com mais de cinco sacos de lixos catados direto da lagoa.
 
“De todo lixo que encontramos, a vasta maioria são recipientes/embalagens jogados pelas pessoas na margem da lagoa. Com as chuvas mais lixo acaba sendo carreado para dentro da lagoa, tanto o lixo que é jogado na margem quanto aquele que é carreado pelos quatro emissários de água pluvial que despejam água dentro da lagoa”, destaca Fernando.
 
O secretário da SEMA, Wanderley dos Santos Mariano, destaca que esse trabalho é realizado com alunos voluntários das faculdades UEMS e UFMS e a Prefeitura de Aquidauana já está trabalhando com projeto planejando ações para maior preservação da área da Lagoa Comprida.
 
“Muitas pessoas visitam o Parque da Lagoa Comprida e deixam seus lixos no ambiente, mesmo tendo lixeiras espalhadas no perímetro do parque, ainda jogam o lixo no chão. Nosso trabalho hoje na lagoa é fazer com que as pessoas se conscientizem e levem seus lixos embora ou depositem nas lixeiras. Os vigilantes estarão alertando os visitantes, novas lixeiras serão instaladas e os alunos estarão frequentemente realizando esse trabalho de coleta em parceria com a SEMA”, concluiu o secretário Wanderley. 
 
 


› FONTE: Fonte: AGECOM/ Com informações O Pantaneiro