Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governo suspende visitas em todos presídios de Mato Grosso do Sul

Publicado em 11/01/2021 Editoria: Região


Com mais de 4 mil casos confirmados de covid-19 no sistema prisional de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado suspendeu as visitas presenciais em todos os presídios de regime fechado em MS até dia 31 de janeiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11).
 
Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a medida preventiva visa proteger a saúde dos internos, visitantes e servidores do sistema prisional. Nas seis unidades prisionais que já estavam com as visitas suspensas temporariamente, também passa-se a obedecer o novo prazo.
 
 
As visitas presenciais de familiares haviam sido retomadas a partir do dia 14 de novembro do ano passado, após cerca de oito meses de suspensão. O retorno foi definido com várias e rigorosas regras restritivas e preventivas de biossegurança, no entanto, devido ao cenário atual, foi necessária nova interrupção, de acordo com avaliação e decisão do Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen.
 
Para o Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado do Mato Grosso do Sul), a medida foi adotada de forma tardia, pois em muitas unidades o vírus já está sem controle. Apenas o Estabelecimento Penal Masculino de Ponta Porã já teve 158 casos confirmados de Coronavírus.
 
“A prevenção é a melhor forma de combater o coronavírus. É lamentável que a Agepen-MS tenha esperado chegar a esse ponto para suspender as visitas”, declarou, em nota, o presidente do Sinsap/MS, André Santiago.
 
Segundo a nota, o sindicato ainda irá solicitar a suspensão as atividades dos setores de trabalho e as rotinas dentro das unidades, como mais uma forma de prevenção.
 
De acordo com o boletim da Agepen, divulgado hoje pela manhã, até ontem (10) eram 4131 casos confirmados no sistema prisional do Estado, sendo 3791 internos, 318 servidores e 22 monitorados.
 
Visitas Virtuais - A agência penitenciária continuará viabilizando o contato com familiares por meio de videoconferência. A iniciativa integra o projeto “A Conexão do Afeto: Visitas Virtuais em Tempos de Pandemia”, coordenado pela Diretoria de Assistência Penitenciária e sua Divisão de Promoção Social.
 
 
Para ampliar os atendimentos, a Agepen firmou parceria com o Instituto Ação pela Paz, que realizou a doação de 55 notebooks, os quais foram distribuídos a 29 unidades prisionais de regime fechado, em 18 diferentes municípios do estado.
 
Com o reforço nos equipamentos, foi possível aumentar em cerca de 50% o oferecimento das visitas virtuais. Os encontros são realizados de forma assistida, por meio de videochamada, com visitantes cadastrados nos patronatos penitenciários, diminuindo os impactos emocionais causados pelo isolamento.
 
Além das visitas virtuais, aos internos e familiares também é possibilitada a troca de correspondências, obedecendo as normas de segurança dos estabelecimentos penais.
 


› FONTE: Portal MS