Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Estado tem aumento de 15% na quantidade de queimadas registradas em setembro

Publicado em 13/09/2020 Editoria: Cidade


Aeronave ajuda no combate aos incêndios no Pantanal - Divulgação/Semagro

Aeronave ajuda no combate aos incêndios no Pantanal - Divulgação/Semagro

Mato Grosso do Sul teve aumento de 15% na quantidade de focos de queimadas, segundo monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Estado teve 861 pontos de calor entre os dias 1º e 12 de setembro.
 
Levando em consideração os dados desde janeiro, já são 7.401 focos acumulados em 2020 contra 6.427 em 2019.
 
As queimadas se concentram principalmente na região do Pantanal. Ontem, a cidade de Corumbá amanheceu coberta por fumaça causada pelo fogo nas áreas de vegetação. 
 
O fenômeno se explica pela umidade relativa do ar e temperaturas altas. Em coletiva ao vivo pelas redes sociais, o gerente de Recursos Hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Sampaio, disse que deve chover na região entre os dias 19 e 21 de setembro e também 25 e 26.
 
Embora a água não seja suficiente para aumentar o nível dos rios, que estão rumo aos piores níveis da história, pode ser que ajudem a reduzir o fogo que atinge a região pantaneira.
 
NACIONAL
Mato Grosso do Sul, apesar disto, está longe do pior cenário brasileiro. O Inpe contabiliza 30.751 queimadas em Mato Grosso desde o dia 1º de janeiro, aumento de 35% em relação ao ano passado. 
 
Somente em setembro, já foram registrados 22.666 pontos de calor em vegetações no estado vizinho. 
 
O Pará aparece em segundo lugar no ranking com 19.815 incêndios registrados pelo Instituto, mesmo porcentual de aumento que teve o Mato Grosso. Neste mês, o estado teve 14.616 focos de queimadas.
 
Já o Brasil, na soma dos incêndios florestais de todas as unidades da federação, acumula 125.031 focos desde o começo do ano, acréscimo de 10% em relação ao mesmo período de 2019.
 


› FONTE: Correio do Estado