Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Crianças e adolescentes podem se inscrever em projeto de jornalismo da UFMS

Publicado em 13/09/2020 Editoria: Educação


Uma das formas mais interessantes de compreender a comunicação é pela prática, sendo este, um dos pilares do projeto Repórter Júnior, realizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A iniciativa, que está com inscrições abertas para estudantes do ensino fundamental e médio, ocorrerá durante o evento científico Integra UFMS, realizado de 5 a 9 de outubro. 
 
Alunos e professores podem se inscrever para a edição de 2020 do Repórter Júnior até o dia 14 de setembro, sendo oferecidas 30 vagas para alunos e 10 para professores de escolas públicas e privadas. O projeto é organizado por acadêmicos e docentes da UFMS e os participantes realizarão a cobertura jornalística educomunicativa do evento.
 
"O repórter Júnior é um projeto de extensão que procura ampliar a formação dos estudantes tanto do ponto de vista da alfabetização midiática, onde eles aprendem um pouco sobre a produção jornalística - passando por todas as etapas, da pauta à veiculação, quanto da produção coletiva, a participação, a responsabilidade e a expressão comunicativa. Então é uma vivência muito positiva para ampliar a visão dos jovens sobre a relação com a mídia, aprendendo vários conceitos de forma mais interativa, além de incentivar a divulgação científica", explica a idealizadora do projeto, a professora Rose Mara Pinheiro. 
 
Atualmente, o Repórter Júnior está em sua terceira edição. O projeto teve início a partir da pesquisa realizada pela professora Rose Pinheiro, que é voltado para a prática educomunicativa. Nela, o protagonismo do aluno é incentivado de maneira dinâmica, tendo como base o compartilhamento de conhecimentos e realização prática da produção jornalística. 
 
Inscrição
 
Os interessados devem se inscrever através de preenchimento de formulário, disponível no site do Integra UFMS, sendo que menores de idade precisam anexar autorização dos responsáveis e da escola. O candidato também precisa elaborar um texto de até 10 linhas explicando seu interesse em atuar como repórter júnior e, caso queira, gravar e enviar um vídeo de apresentação com até 1 minuto. 
 
As oficinas de capacitação serão realizadas aos sábados, mediadas pela Empresa Júnior (EJ) Brava, do curso de gradução em Comunicação da UFMS. Repórteres mirins e tutores devem aprender técnicas de atuação jornalística e a produzir conteúdos para as áreas de texto e foto, rádio, tv e mídias sociais. Devido à pandemia, todas as atividades serão realizadas remotamente, portanto os participantes precisam possuir celular ou computador e acesso à internet. 
 
Durante o Integra UFMS 2020, os voluntários irão acompanhar e auxiliar todo o processo de cobertura jornalística. Ao longo dos cinco dias do evento, os repórteres juniores devem realizar atividades como entrevistas com pesquisadores e acadêmicos, produção de textos sobre as atividades promovidas e registros fotográfico e audiovisual. O Integra deste ano será realizado de forma remota e à distância, respeitando os protocolos de biossegurança adotados durante a pandemia.   


› FONTE: Correio do Estado