Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura de Aquidauana prioriza famílias atingidas por vendaval

Publicado em 18/08/2020 Editoria: Cidade


Em 03 dias, Secretaria Municipal de Assistência Social atendeu 254 famílias vítimas do vendaval
 
O município de Aquidauana foi atingido na noite de sábado (15/08) por um forte vendaval, de aproximadamente 100 km por hora, com duração de cerca de 15 minutos, seguido de chuvas intensas, seguido de tempestade local, causando inúmeras perdas e danos nas estruturas físicas em residências particulares e em prédios públicos, desalojando e desabrigando muitas famílias e deixando vários bairros completamente sem energia elétrica.
 
Com equipes de plantão 24 horas, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) já atendeu de domingo (16) até a manhã de hoje (18), 254 famílias que acionaram o Plantão Social da prefeitura, que tiveram suas casas atingidas pelo vendaval da noite de sábado, (15) e pediram assistência. 
 
As famílias assistidas tiveram suas casas danificadas, destelhadas e diversas moradias ficaram com a estrutura em alvenaria e madeira comprometida, algumas foram até completamente destruídas, onde as famílias perderam todos os seus bens, além do abalo emocional e psicológico, principalmente, idosos e crianças que presenciaram a destruição com o vendaval.
 
Os atendimentos nessa situação de emergência estão sendo feitos com a visita das assistentes sociais, que cadastram as famílias e conforme a necessidade de cada família é feito o atendimento: entrega de lonas, cestas básicas, fraldas, cobertores, auxílio na mudança para casa de parentes, viabilização de aluguel social e até encaminhamento para atendimento médico e psicológico e para consulta para entrega de medicamentos perdidos (molhados) no vendaval.
 
AUXÍLIO - O Plantão Social da Prefeitura de Aquidauana está atendendo as famílias, se precisar, ligue: 67 98471-4297. As equipes do Plantão Social estão nas ruas com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras prestando atendimentos às famílias.
 
DANOS - No domingo, 16, no relatório parcial de danos pós-vendaval, a Defesa Civil e a Prefeitura de Aquidauana tinham registrado até aquele dia 417 unidades habitacionais danificadas, sendo 05 completamente destruídas, em condição inabitável, em que as famílias perderam tudo. Com as visitas técnicas da Defesa Civil e do Plantão Social da SAS realizadas ontem e hoje de manhã, esse número aumentou para 484 casas danificadas.
 
DECRETO DE EMERGÊNCIA -  Ontem, 17/08, a Administração Municipal decretou, por 180 dias,  “Situação de Emergência”, cujo decreto nº 126/2020 foi publicado no Diário Oficial do Município. O decreto permite e legaliza à Prefeitura de Aquidauana a agilizar a aquisição de materiais e serviços para dar respostas imediatas ao desastre, conforme o inciso IV, do art. 24, da Lei Federal n.º 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000). 
 
Com esse decreto a Prefeitura de Aquidauana fica dispensada de realizar a licitação, mas precisará prestar contas de cada real gasto de recursos público nos atendimentos às famílias vítimas do vendaval. 
 
Segundo informações da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, nesta terça-feira, 18, iniciou o processo de compra de telhas, madeiras, tijolos, que já serão entregues às famílias devidamente cadastradas e que estão com suas casas vistoriadas pelos engenheiros e assistentes sociais da prefeitura. 
 
SOLIDARIEDADE - A Paróquia Imaculada Conceição e Prefeitura de Aquidauana iniciaram no domingo (16), na Pastoral da Criança, no bairro Arara Azul, um posto de recebimento de donativos, dentre eles: materiais de construção, roupas, sapatos, alimentos, colchões e cobertores.  Uma equipe da prefeitura acompanha e auxilia aos voluntários da Paróquia Imaculada Conceição na entrega dos donativos às famílias que foram afetadas pelo vendaval.
 
Para contribuir com doações, entre em contato com a Secretaria Paroquial 67 3241-3086 ou 98107-5003, ou pode entregar pessoalmente na Pastoral da Criança, na Rua Antônio Campelo, no bairro Arara Azul. Doações em dinheiro estão sendo aceitas na conta: Caixa Econômica: Agência: 0615 Op.: 013   Conta: 18592-8 - MITRA DIOCESANA DE JARDIM / CNPJ: 15462021/0002-87 .  


› FONTE: Com informações Agecom